A juíza federal titular da 2ª Vara e coordenadora do Centro Judiciário de Conciliação do Pará (Cejuc/PA), Hind Ghassan Kayath, conduziu a audiência ressaltando a importância do momento de diálogo com a presença das partes para "poder dar uma moradia digna a essa população”.
Também participaram da conciliação as juízas federais Rosimayre Gonçalves de Carvalho e Dayse Starling Motta, ambas juízas auxiliares da Comissão; o procurador da República Patrick Menezes Colares; o prefeito de Breves, José Antônio Azevedo Leão; a deputada Andréia Serra Melo; o procurador-geral do Município, Carlos Eduardo Resende de Melo; e o superintendente Executivo de Habitação da Caixa, Sandro Bastos Machado, além de advogados e outros representantes de órgãos públicos.
Sobre o acordo homologado
Com o acordo, as famílias se comprometeram a sair voluntariamente do local até o dia 19 de maio deste ano. A Caixa, com a concordância do Ministério Público Federal (MPF) e da Procuradoria-Geral de Breves, se comprometeu a oferecer o caminhão para as mudanças do dia 6 a 17 de maio. O transporte cobrirá o raio de 10 Km, a partir da entrada do residencial. As famílias que não se retirarem até a data limite ficarão sujeitas à desocupação forçada a partir do dia seguinte, 20 de maio.