Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

10/04/2024 09:45 - INSTITUCIONAL

Confira as mudanças das Tabelas Processuais Unificadas do Poder Judiciário

Arte com fundo verde escrito “Boletim das Atualizações - Tabelas Processuais Unificadas”, Alterações na versão das TPUs de 30/11/2023

As Tabelas Processuais Unificadas do Poder Judiciário (TPUs) passaram por alterações nos itens Classes, Movimentos, Assuntos e Documentos, conforme mostra a lista completa com as mudanças no Boletim das Atualizações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  

Criadas pela Resolução CNJ 46/2007, as TPUs têm por objetivo promover a uniformização taxonômica e terminológica das classes, assuntos, movimentações e documentos processuais. Essas tabelas são aplicáveis a todos os órgãos do Poder Judiciário, sendo empregadas nos respectivos sistemas processuais.

Entre as alterações, pode-se citar a inclusão de documentos específicos para as contestações, a exemplo de “Proposta de acordo”; “Remessa à conciliação”; “Inexistência da qualidade de segurado especial”; “Ausência de Requisitos” e “Complementação de Prova técnica”, conforme mostra a imagem abaixo:  

Em nota, o gestor dos Sistemas Judiciais da 1ª Região, juiz federal Náiber Pontes de Almeida, enfatizou que “a correta utilização dos tipos de documento quando do peticionamento possibilitará o trâmite mais célere dos processos e o adequado funcionamento de automações nos fluxos processuais”. 

Além desta atualização, no que compete a “Assuntos”, foram criados os tópicos “Pagamentos por Serviços Ambientais”, "Dano Moral Coletivo Decorrente de Dano Ambiental”, "Cadastro Ambiental Rural”, todos na hierarquia “Direito Ambiental”. Ainda dentro de “Assuntos”, houve habilitação, alteração e desativação de outros itens.  

A lista completa com todas as atualizações está disponível no Boletim das Atualizações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

TS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


744 visualizações

Veja também