Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

18/07/2024 09:47 - INSTITUCIONAL

Confira como foi a reunião do Comitê Gestor de Estratégia Regional da Justiça Federal da 1ª Região

Print de reunião on-line. À esquerda da imagem, um infográfico tipo tabuleiro, que representa o mapa estratégico da Justiça Federal da 1ª Região nas cores branco, verde e azul. À direita da imagem, fotos dos participantes da reunião

Na primeira semana de julho, os membros do Comitê Gestor de Estratégia Regional da Justiça Federal da 1ª Região (CGER-JF1) participaram da 27ª Reunião de Análise da Estratégia.

O encontro reuniu magistradas, magistrados, servidoras e servidores para apresentação e validação dos resultados acumulados da execução da estratégia na JF1 referente ao exercício 2024, com a posição até 30 de junho, com objetivo de promover o monitoramento dos componentes da estratégia: iniciativas, processos de trabalho e metas.

Participaram da 27ª Reunião de Análise da Estratégia os membros do CGER-JF1: desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, vice-presidente do Tribunal no exercício da presidência do CGER-JF1 e gestora de Metas do 2º Grau; desembargador federal Roberto Veloso, vice-coordenador dos JEFs; desembargadora federal Maura Moraes Tayer, vice-diretora da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf); juiz federal Roberto Carlos de Oliveira, diretor-geral da Secretaria do TRF1; juiz federal Alex Lamy de Gouvêa, diretor do foro da Seção Judiciária do Amapá (SJAP); juiz federal Domingos Daniel Moutinho da Conceição Filho, diretor do foro da Seção Judiciária do Pará (SJPA); juiz federal Marcos Silva Rosa, diretor do foro da Seção Judiciária de Goiás (SJGO) e juiz federal Rodrigo Pinheiro do Nascimento, diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí (SJPI).

Também participou da reunião a equipe de apoio ao CGER-JF1, composta pela juíza federal Dayse Starling, gestora de metas do 1º Grau, e pelas servidoras e servidores Maria Aparecida de Sousa Mendes, diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Secge); Marília André Menezes da Silva Graça, diretora da Secretaria de Auditoria Interna (Secau); Gustavo Stênio Silva Sousa, diretor da Coordenadoria de Ciência de Dados (Cocid); Maria Carolina de Souza Ribeiro, diretora da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (Diple), entre outros.

Participaram da 27ª Reunião, ainda, as servidoras e os servidores Alexandre José Amaral Ferreira, Cojef /TRF1; Ana Valéria Neiva Moreira Araújo, Secad/SJPI; Camila Cássia Faria Minghetti, Semoi/Diple/Secge; Carlos Roberto de Jesus Domingues, Semos/Diple/Secge; Christiano Augusto Estrela Souza, Semad/SJGO; Edvan Guilherme Souza de Barros, Secad/SJAP; Fabiana Garcia Alves, Semor/Diple/Secge; Fernando Augusto Silva de Lima, Setmad/Secad/SJPA; Francisco das Chagas Pereira do Nascimento, Setgov/Secad/SJPI; Izabely Michelle Cavalcante Normando, diretora da Secex (Diges/TRF1); Josefa Dias Gomes, Diple/Secge; Josoé Alves de Albuquerque, Secad/SJAC; Marcileia Cristina Born, Seaug/Diaud/Secau; Mauricio Pinheiro de Santana, Secad/SJAP; Oscar Campos Reis Neto, Sempe/Diple/Secge; Renato Lopes Vasconcelos, Diple/Secge; Rogério Magno da Costa, Secad/SJGO; e Tâmara Christiane Pacheco Leal, Setgov/SJAP.

A diretora da Secge e membro da equipe de apoio ao CGER-JF1, Maria Aparecida de Sousa Mendes, deu início à reunião apresentando a avaliação do cumprimento das iniciativas estratégicas (programas, projetos e ações que impactam diretamente o alcance dos objetivos estratégicos), bem como do percentual de cumprimento das metas nacionais e específicas da Justiça Federal.

A servidora explicou que atualmente o CGER monitora 13 iniciativas estratégicas relacionadas à área judicial. “Hoje, estamos com percentual de cumprimento da estratégia em 76%, o valor previsto para 2024 é de 57%”, afirmou Maria Aparecida.

Na ocasião, os participantes deliberaram sobre temas como execução da estratégia da Justiça Federal da 1ª Região; cumprimento das metas processuais nacionais, específicas da JF e exclusiva da JF1; percentual de cumprimento das metas processuais (metas processuais nacionais, metas processuais específicas da Justiça Federal, meta processual exclusiva da JF1); saneamento de dados nos sistemas judiciais; estímulo à conciliação pré-processual; esforço concentrado para julgamento dos processos na Meta 2A no Tribunal, entre outros.

Sobre o cumprimento de metas, a desembargadora federal Maura Moraes Tayer colocou a Esmaf à disposição para auxiliar servidoras e servidores no que for possível. Nesse sentido, a magistrada afirmou que “está sendo gestado um curso tratado com a Presidência para que possa auxiliar. Estamos todos muito empenhados no cumprimento de metas”.

Acerca da conciliação, o desembargador federal Roberto Veloso informou que recentemente foi aprovada uma nota técnica sobre a aplicação de inteligência artificial. Para o magistrado, “a utilização de inteligência artificial é importantíssima em causas mais complexas. Além disso, os Pontos de Inclusão Digital (PIDs), inclusive com a participação das universidades, serão essenciais para esse projeto”.

Já a desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas pontuou que a questão pré-processual merece ser estimulada e divulgada para que se desenvolva uma ação de fomento por parte da conciliação a fim de evitar a judicialização, conforme o que determina a Resolução 125 do CNJ.

Comitê Gestor de Estratégia Regional da Justiça Federal da 1ª Região (CGER-JF1)

O CGER-JF1 foi instituído pela Resolução Presi 10/2021, que dispõe sobre a gestão estratégica e dá diretrizes para a construção participativa, execução, monitoramento e avaliação da Estratégia da Justiça Federal da 1ª Região 2021-2026.

AN

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


81 visualizações

Veja também