Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

15/02/2024 09:09 - INSTITUCIONAL

Confira o regulamento da 1ª Edição do Prêmio Equidade Racial do CNJ

Arquivo CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a regulamentação do Prêmio Equidade Racial do Poder Judiciário no último dia 6 de fevereiro, terça-feira, por meio da Portaria CNJ 42/2024. Segundo o documento, os tribunais poderão participar em duas categorias: a primeira é a de desempenho, seguindo os critérios do Indicador de Desempenho na Promoção da Equidade Racial (Iper); já a segunda categoria da premiação é a de boas práticas, na qual serão avaliadas iniciativas inovadoras de magistrados e servidores da Justiça para o combate ao racismo e a promoção da igualdade de oportunidades.  

O Indicador de Desempenho na Promoção da Equidade Racial avaliará o percentual de negros nos tribunais ocupando cargos de desembargadores, juízes, servidores em posição de chefia, entre outros aspectos. 

Já em relação às boas práticas, é necessário o cadastramento, no Portal CNJ de Boas Práticas, de projetos que se enquadrem no eixo temático Equidade Racial (https://boaspraticas.cnj.jus.br/). O prazo final para cadastramento é o dia 31 de junho. 

A solenidade para entrega de selo honorífico aos órgãos da Justiça mais bem avaliados está marcada para 3 de julho de 2024, Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. 

Pacto Nacional  

Lançado em 2022, o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial selou um compromisso entre os tribunais brasileiros com o objetivo de cumprir normas e jurisprudência internacionais e nacionais pela igualdade racial. Consiste na adoção de programas, projetos e iniciativas a serem desenvolvidas em todos os segmentos da Justiça e em todos os graus de jurisdição para combater e corrigir as desigualdades raciais com medidas afirmativas, compensatórias e reparatórias. 

Leia mais no portal do Conselho Nacional de Justiça.

Fonte: CNJ, com adaptações AL/AscomTRF1.   

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região 


215 visualizações

Veja também