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04/07/2024 09:25 - INSTITUCIONAL

Confira os destaques das últimas reuniões do Comitê de Gestão do Conhecimento do TRF1

Os membros do Comitê Multidisciplinar de Gestão do Conhecimento (Cogecon) do TRF1 realizaram, entre os meses de maio e junho, reuniões em que debateram temas que compõem as ações do grupo neste exercício de 2024. A primeira reunião ocorreu no dia 2 de maio entre os membros do Cogecon TRF1 e os membros dos Comitês das Seções Judiciárias da 1ª Região.

A iniciativa teve o objetivo de integrar e promover a troca de conhecimento entre o Tribunal e as Seccionais. O coordenador do Cogecon, Jean Carlo Batista de Oliveira, apresentou o funcionamento do Comitê e suas iniciativas para os representantes das seccionais.

Já na segunda reunião, em 20 de junho, com a participação de membros do comitê, foi analisado o relatório de atividades e iniciativas referentes ao biênio 2022-2024, entre outras pautas.

Saiba os principais pontos debatidos nessas reuniões:

Propostas de Boas Práticas – A servidora Mara Lúcia Martins de Araújo, membro do Cogecon TRF1, explicou que atualmente as propostas de Boas Práticas são encaminhadas para o comitê. No entanto, ressaltou a importância de que os comitês das seccionais sejam parte do fluxo das boas práticas por estarem mais próximos dessas atividades que estão sendo implementadas. “Nesse sentido, os Cogecons das Seccionais irão receber as propostas vindas de seus respectivos órgãos, fazer a análise objetiva de admissibilidade da prática e, então, encaminhar para o Cogecon TRF1, que fará a análise e aprovará, se for o caso”, orientou Mara Lúcia.

Jean Carlo informou que o comitê está trabalhando com o Laboratório de Inovação da Justiça Federal da 1ª Região - LabJF1 visando definir um fluxo em comum que englobe as boas práticas e as boas ideias, ou seja, para que, “quando uma proposta recebida não seja considerada uma boa prática, ela possa ser encaminhada para o LabJF1 e ser aproveitada como uma boa ideia”, explicou.

As representantes dos comitês das Seções Judiciárias manifestaram a dificuldade que têm para registrar as propostas de boas práticas. Segundo relataram, o tempo para o preenchimento do formulário específico é conflitante com as atividades das unidades. Sobre isso, o coordenador do Cogecon TRF1, Jean Carlo Batista de Oliveira explicou que o comitê está desenvolvendo um miniformulário on-line em parceria com o Laboratório de Inovação - LabJF1, para simplificar a proposta inicial e buscar um papel mais ativo na captação das boas práticas.

Regulamentado na Justiça Federal da 1ª Região (JF1) desde junho de 2021, o Banco de Boas Práticas tem o objetivo de ampliar a gestão do conhecimento na 1ª Região. Para isso, o Cogecon aperfeiçoou o cadastro de Boas Práticas, simplificando o preenchimento do formulário, bem como avançou nos estudos sobre a utilização da Assistente Virtual Lucy na interface do Banco para melhorar a experiência do usuário.

Plano de Comunicação – Outro tema abordado pelo comitê foi o plano de comunicação apresentado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) para o Cogecon TRF1. Mara Lúcia relembrou que o plano de mídia foi colocado em prática e que os servidores já estão recebendo informação sobre como o Cogecon/TRF1 atua no Tribunal. Jean Carlo reforçou a intenção de estreitar os laços com as seccionais com o objetivo de trabalharem juntos na promoção da Gestão do Conhecimento no âmbito da 1ª Região.

O Comitê também deliberou sobre a continuidade de atividades como o mapeamento do conhecimento, a interação com o Laboratório de Inovação da Justiça Federal da 1ª Região (LabJF1) para aprimorar as boas práticas, o evento ‘Café com Conhecimento’, bem como sobre novas ações, como a possibilidade de utilização de ferramentas de busca que tornem mais efetivo o compartilhamento do conhecimento e iniciativas que continuem a promover a integração do Cogecon com as Seções Judiciárias da 1ª Região, viabilizando a troca de conhecimento.

De acordo com o coordenador do Cogecon TRF1, Jean Carlo Batista de Oliveira, “a Gestão do conhecimento (GC) é importante para qualquer organização que busca se aprimorar e evoluir constantemente e no Tribunal não é diferente”. Ele ressaltou que se trata de um trabalho contínuo que deve alcançar todas as unidades do Tribunal, bem como propiciar integração com as ações de GC existentes nas seccionais, propiciando um ambiente de colaboração e compartilhamento entre diferentes áreas e unidades da 1ª Região.

Jean Carlo acrescentou que o mapeamento do conhecimento crítico, a definição de um modelo GC, o compartilhamento de informações são temas que fazem parte da agenda do Comitê. Para ele, “a Gestão do Conhecimento não se resume apenas à organização eficiente de informações, mas deve propiciar um ambiente favorável à inovação, apoiando o Tribunal em direção aos seus objetivos estratégicos e à melhoria da prestação jurisdicional. Quanto maior o envolvimento dos membros da organização na gestão do conhecimento, melhores serão os resultados obtidos”, afirmou.

Atribuições do Cogecon – Entre as atribuições do Cogecon estão validar, após estudo de viabilidade e oportunidade, as iniciativas, medidas e projetos voltados para a gestão do conhecimento propostos à Administração do Tribunal; selecionar, categorizar e priorizar as iniciativas, medidas e projetos de gestão do conhecimento propostos; orientar a alimentação do banco de dados de boas práticas e do banco de ideias da Justiça Federal da 1ª Região; promover o refinamento às proposições, recomendando eventuais ajustes e complementações; propor eventuais medidas, tais como: criação de normas; uso intensificado de determinado sistema; elaboração de campanhas e vídeos de divulgação; contratação de palestrantes; aquisição de softwares; sugestão para se firmarem contratos e convênios; e apresentar relatórios anuais com demonstrativos de ações implantadas e resultados alcançados.

Participantes das reuniões:

Reunião Cogecon e Seccionais (2 de maio) – Participaram da reunião os membros do Comitê Multidisciplinar de Gestão do Conhecimento, o coordenador do Comitê e diretor do Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap/SecGP), Jean Carlo Batista de Oliveira; a diretora da Divisão de Gestão da Informação e Biblioteca (Digib), Marília de Souza de Melo; a assistente adjunta da Digib, Marcia Helena Gonçalves Viana; o supervisor da Seção de Análise e Melhoria de Processos de Trabalho (Seamp/Diple/Secge), Oscar Campos Reis Neto; o diretor do Núcleo de Colocação de Pessoas e Avaliação de Desempenho (Nucav/SecGP), Carlos Felipe Borges da Silva; o, então, assessor adjunto do Núcleo de Fomento à Atividade Judicial (Nufaj/Diale/Cofaj), Leandro Franco Vilar; a secretária executiva da Escola da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), Gabriela Vaz Junqueira Artiaga; a diretora do Núcleo de Normas e Padronização (Nunor/Secge), Mara Lúcia Martins de Araújo; e a supervisora da Seção de Retenção do Conhecimento (Seret/Cedap), Marta Niemeyer Borges de Andrade.

Já os participantes dos Comitês locais das Seções Judiciárias foram Tyara Paula Placida Level, da Seção Judiciária de Roraima (SJRR); Alessandra Nogueira Santos Tormin, da Seção Judiciária do Goiás (SJGO); Ligia Martines Mello, da Seção Judiciária do Mato Grosso; Maria Karolina de Alencar Araripe Pereira, da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF); Eliana Candeira Valois, da Seção Judiciária do Piauí (SJPI); Kelen Barbosa Mendes Nobre, da Seção Judiciária do Amapá (SJAP); e Francisca Baima Carvalho, da Seção Judiciária do Acre (SJAC); e Joseane Zacharias Marques Ribeiro, da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA).

Reunião Cogecon (20 de junho) – Participaram da reunião os membros do Cogecon, o coordenador do Comitê e diretor do Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap/SecGP), Jean Carlo Batista de Oliveira; a supervisora da Seção de Retenção do Conhecimento (Seret/Cedap), Marta Niemeyer Borges de Andrade; a secretária executiva da Escola da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), Gabriela Vaz Junqueira Artiaga; a diretora do Núcleo de Normas e Padronização (Nunor/Secge), Mara Lúcia Martins de Araújo; Leandro Franco Vilar, da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin); e o diretor do Núcleo de Colocação de Pessoas e Avaliação de Desempenho (Nucav/SecGP), Carlos Felipe Borges da Silva.

AN

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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