Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

15/03/2024 09:34 - INSTITUCIONAL

Confira os manuais para otimizar procedimentos relacionados à documentação de pessoas privadas de liberdade

Fotografia da capa dos manuais lançados pelo CNJ para emissão de documentos no SEEU. O Perfil DMP está na cor verde. O Perfil GMF está na cor azul.

Reprodução/CNJ

Grupos de Monitoração e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMFs) vinculados aos Tribunais Regionais Federais (TRFs) contam agora com dois manuais para otimizar os procedimentos relacionados à documentação civil de pessoas privadas de liberdade no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU). Os manuais foram lançados e disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).   

Sobre os Manuais

Ambos os manuais foram criados para fortalecer a atuação do Módulo de Documentação Civil do SEEU, lançado em agosto de 2022, que permite verificar pendências na emissão de documentação civil para pessoas custodiadas que estão prestes a sair da prisão. O módulo fornece uma lista mensal gerada automaticamente aos órgãos responsáveis, viabilizando a regularização de documentos como RG, CPF, Registro Nacional Migratório (RNM) e Título de Eleitor antes mesmo de as pessoas deixarem as unidades prisionais. 

O módulo permite listar custodiados utilizando filtros como vara, nome e previsões de progressão de regime, livramento e término de pena. Além disso, a ferramenta possibilita a localização de listas de requisições, monitora o processamento de arquivos em Excel, identifica erros de preenchimento, oferece opções de filtragem por tribunal, secretaria de estado e previsões específicas relacionadas à situação do custodiado, como progressão de regime, livramento e término de pena. 

Por meio do Manual Perfil GMF, o módulo é abordado pela perspectiva do gerenciamento eficiente das requisições e do processo de emissão de documentos para pessoas custodiadas. Dentre as funções da publicação estão: configuração de notificações automáticas para novas requisições; download de documentos relacionados às requisições; listagem de custodiados elegíveis para novas requisições; acompanhamento do status das requisições em andamento; visualização detalhada do processo de cada custodiado; filtragens por diferentes critérios como vara de execução, nome do custodiado e previsões relacionadas ao seu regime e término de pena. 

Leia mais sobre os manuais no portal do CNJ.  

Fonte: CNJ, com adaptações AL/AscomTRF1. 

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região 


653 visualizações

Veja também