Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

09/04/2024 09:59 - INSTITUCIONAL

Corregedoria do CJF inicia inspeção no TRF1 com foco na troca de experiências e aperfeiçoamento das atividades

A solenidade de abertura dos trabalhos de inspeção da Corregedoria do Conselho da Justiça Federal (CJF) no Tribunal Regional Federal da 1ª região (TRF1) ocorreu nessa segunda-feira, 8 de abril, no Plenário da Corte, em Brasília/DF. A cerimônia foi transmitida pelo canal do TRF1 no YouTube. 

A cerimônia contou com a presença do corregedor-geral da Justiça Federal, o vice-presidente do CJF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Og Fernandes; do vice-presidente do TRF1 no exercício da Presidência, desembargador federal Marcos Augusto de Sousa; do corregedor regional da 1ª Região, desembargador federal Região Néviton Guedes; do procurador-chefe da Procuradoria da República da 1ª Região Robalinho Cavalcanti, e da juíza federal convocada do CJF, Alcioni Escobar Alvim. 

O vice-presidente no exercício da Presidência, desembargador Marcos Augusto de Sousa, lembrou que, em sua competência, o TRF1 é idêntico aos demais, porém, geograficamente, se distingue com características que são peculiares. “A jurisdição deste tribunal se estende em 74% do território brasileiro. Temos também o Foro da Seção Judiciária do Distrito Federal, que permite que pessoas sediadas em outras localidades do país possam optar por este Foro. Tivemos uma ampliação que vem dando sinais de um aumento considerável na produção”, observou o desembargador.  

O magistrado colocou-se à disposição e externalizou a importância da inspeção. “Este é um trabalho para o aperfeiçoamento dos serviços. Vemos com muito bons olhos e nosso espírito será de colaboração para o bom desempenho das atividades”, afirmou.   

Já o ministro Og Fernandes ressaltou que a quantidade de processos do Tribunal Regional Federal da 1ª Região é muito significativa. “Agora, o TRF1 conta com sua maior composição e é importante que seja revista a ideia da melhor composição. Nosso objetivo consiste em contribuir para o aperfeiçoamento de procedimentos e práticas respeitando a autonomia do Tribunal”.  

Para o corregedor-geral, a troca de experiências é o ponto de maior relevância das atividades, visto que viabiliza o alinhamento procedimental, a capacidade de comunicação entre sistemas diferentes que compõem a mesma Justiça Federal, além de ser um trabalho de observação de métodos e sistematização de melhorias como um todo. 

“O propósito da inspeção é divulgar as boas práticas, só assim podemos melhorar a gestão dos recursos humanos e materiais e incrementar a tão desejada produtividade”, encerrou o ministro Og Fernandes.  

Sobre a inspeção 

A inspeção se estenderá até o dia 12 de abril e abrangerá a Presidência, a Vice-Presidência, a Corregedoria Regional, bem como os gabinetes dos desembargadores federais e as seguintes unidades: Coordenação Regional dos Juizados Especiais Federais (Cojef), Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), Coordenação do Sistema de Conciliação da 1ª Região (Sistcon), Divisão de Processamento dos Feitos da Vice-Presidência (Difev), Coordenadoria de Validação de Registros Verificação de Regularidade e Informações Processuais (Corip), Coordenadoria da Corte Especial e das Seções e de Feitos da Presidência (Cosep), Coordenadorias dos Órgãos Julgadores das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Seções, Coordenadoria de Execução Judicial (Corej), Gabinete Executivo de Apoio ao Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (Nugep/Nac), Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (Coisi), Assessoria de Assuntos da Magistratura, Estatística e Sistemas Judiciais Eletrônicos (Asmag). 

O cronograma completo dos trabalhos de inspeção está disponível no Ofício 565777/2024 - CJF (20260277), no processo SEI 0008212-61.2024.4.01.8000. 

TS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


308 visualizações

Veja também