Na última sexta-feira, 19 de julho, o desembargador federal César Jatahy, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), recebeu a medalha de Ordem do Mérito da Polícia Militar. A cerimônia ocorreu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, em Salvador/BA.
Além do desembargador homenageado, participaram da cerimônia o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Coutinho; o ex-comandante-geral da PMBA, coronel Anselmo; o diretor-geral da Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), desembargador Jatahy Júnior, irmão do desembargador federal do TRF1, e outros familiares do homenageado.
“A honraria é resultado de um trabalho desenvolvido por meu irmão na magistratura desde 1998, quando se tornou juiz federal. Nos honra também pelo legado deixado por meu pai, de profissionalismo e de amizades sinceras”, declarou Jatahy Júnior.
A homenagem foi concedida em 2018, pelo então comandante da PMBA, Coronel Anselmo Brandão, mas a honraria só pôde ser entregue na última sexta-feira, devido à pandemia de Covid-19 e a compromissos profissionais. Na cerimônia, o ex-comandante afirmou: “Foram dois anos de muito aprendizado, que se transformaram em mais de 20, com relações de amizade com toda a família. Tenho muita gratidão por ter aprendido tanto e, por isso, desembargador César, receba com muito carinho essa medalha”.
Em agradecimento, o desembargador federal César Jatahy lembrou dos 200 anos da Polícia Militar da Bahia que serão comemorados em 2025. “É uma corporação de grande importância, criada por determinação de D. João VI, e que honra a nossa história”, ressaltou o magistrado do TRF1.
AN, com informações do Portal Bahia Notícias
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região