Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

09/08/2024 16:25 - INSTITUCIONAL

Desembargadora Maria do Carmo é homenageada com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no TST

Crédito: Jadson Castro

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou nessa quinta-feira, 8 de agosto, a cerimônia anual de entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, na sede da Corte, em Brasília/DF. A desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), foi agraciada no grau Comendador da comenda.

Na solenidade, foram homenageadas 55 personalidades. Entre elas, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, que recebeu a comenda no grau Grão-Colar; o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o ministro do STF André Mendonça e a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, que foram homenageados com a medalha no grau Grã-Cruz.

Também foram agraciadas duas instituições: a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, pelo trabalho desempenhado durante as enchentes que assolaram o Estado; e a Fundação Bachiana Filarmônica, fundada pelo maestro João Carlos Martins e que leva a música clássica a jovens e adultos de todas as classes sociais em várias cidades brasileira.

Pela Justiça Federal da 1ª Região, acompanharam a cerimônia a desembargadora federal Daniele Maranhão, o desembargador federal João Carlos Mayer Soares, as juízas federais em auxílio à Corregedoria Regional da 1ª Região (Coger), Cynthia de Araújo Lima Lopes e Dayse Starling Motta, e a juíza federal da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) Rosimeyre Gonçalves de Carvalho.

Crédito: Jadson Castro

Promoção da justiça social

O presidente do TST e Grão-Mestre da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, e os Conselheiros da Ordem, entregaram as condecorações aos homenageados.

Para o magistrado, “é gratificante ter a oportunidade de reconhecer a atuação de pessoas e instituições. É o reconhecimento da Justiça do Trabalho a autoridades públicas e da sociedade civil que contribuem para o engrandecimento da própria Justiça do Trabalho e para a promoção da justiça social”, afirmou.

Sobre a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída em 11 de novembro de 1970 e é concedida em seis graus: Grão Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

A comenda destina-se a agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade. Assim como as pessoas que, de qualquer modo, contribuíram para o engrandecimento do país, internamente ou no exterior, da Justiça do Trabalho ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da advocacia.

RF, com informações do TST

Assessoria de Comunicação Social 
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


418 visualizações

Veja também