O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) realizou nessa quinta-feira, 6 de junho, a cerimônia de posse dos novos diretores, diretoras, vice-diretores e vice-diretoras de foro da Justiça Federal da 1ª Região. O evento,
híbrido (presencial e por videoconferência), aconteceu pela manhã no Plenário do TRF1, em Brasília/DF. A nova direção atuará nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins e, também, no Distrito Federal.
A posse foi transmitida pelo canal do Tribunal no YouTube e continua disponível para acesso.
Os diretores de foro da Justiça Federal são os magistrados que dirigem as atividades administrativas das unidades judiciais onde atuam, tanto na área de gestão de pessoas quanto nas áreas de administração orçamentária e financeira, de infraestrutura, entre outras.
Na Justiça Federal, as competências e atribuições de quem exerce as funções de diretor de foro das seções judiciárias e de diretor das subseções judiciárias são estabelecidas principalmente por normativos do Conselho da Justiça Federal (CJF) (acesse neste link a íntegra da Resolução n. 79/2009 do CJF, sobre competências e atribuições dos diretores de foro, disponível em formato PDF).
O mandato dos diretores e diretoras de foro é de dois anos, permitida somente uma recondução por igual período.
Importante missão
Durante pronunciamento na cerimônia de posse dos novos diretores e diretoras de foro, o presidente do TRF1, desembargador federal João Batista Moreira, lembrou os seus quase 60 anos de serviço público dando destaque aos períodos em que atuou com funções administrativas.
Alguns desses momentos marcaram de maneira especial a sua experiência profissional: como quando foi superintendente regional da Polícia Federal, sua primeira experiência com administração aos 27 anos, e, posteriormente, na Justiça Federal, quando ajudou a implantar a Seção Judiciária do recém-criado estado do Tocantins. No TRF1, seu trabalho na área administrativa abrange não só a atual Presidência como também se deu na gestão da Escola de Magistratura e na Corregedoria. Para ele, os períodos já trabalhados na administração de unidades foram grandes experiências em sua carreira.
Assim, como estímulo, aconselhou os novos dirigentes da 1ª Região a não focarem os problemas, mas sim a buscarem as oportunidades que surgem nas atividades administrativas, tendo como foco o planejamento. “Quando não se planeja, redobra-se o esforço”, alertou.
Finalizando seu discurso, o presidente desejou a todos um excelente biênio como dirigentes, reforçando, ainda, que devem estar sempre conscientes da importante missão de cada um na gigantesca 1ª Região.
Compuseram a mesa de honra da cerimônia, além de o presidente do TRF1, que fez o pronunciamento, a vice-presidente do Tribunal, desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas; o corregedor regional da 1ª Região, desembargador federal Ney de Barros Bello Filho; o secretário-geral do TRF1, juiz federal Evaldo de Oliveira Fernandes, filho, e o diretor-geral de Secretaria, juiz federal Roberto Carlos de Oliveira, que leu o termo de posse dos novos dirigentes.
DIRETORES E DIRETORAS DE FORO DO BIÊNIO 2024-2026
1ª REGIÃO (AC, AP, AM, BA, DF, GO, MA, MT, PA, PI, RO, RR e TO)
Seção Judiciária do Acre
Juíza federal Luzia Farias da Silva Mendonça – Diretora do foro
Juiz federal Wendelson Pereira Pessoa – Vice-diretor
Seção Judiciária do Amapá
Juiz federal Alex Lamy de Gouve – Diretor do foro
Juiz federal Anselmo Gonçalves da Silva – Vice-diretor
Seção Judiciária do Amazonas
Juiz federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro – Diretor do foro
Juiz federal Alan Fernandes Minori – Vice-diretor
Seção Judiciária da Bahia
Juíza federal Sandra Lopes Santos de Carvalho – Diretora do foro
Juiz federal Eduardo Gomes Carqueija – Vice-diretor
Seção Judiciária do Distrito Federal
Juiz federal Marcio Barbosa Maia – Diretor do foro
Juíza federal Lília Botelho Neiva Brito – Vice-diretora
Seção Judiciária de Goiás
Juiz federal Marcos Silva Rosa – Diretor do foro
Juiz federal Fernando Cleber de Araújo Gomes – Vice-diretor
Seção Judiciária do Maranhão
Juiz federal George Ribeiro da Silva – Diretor do foro
Juiz federal Maurício Rios Júnior – Vice-diretor
Seção Judiciária de Mato Grosso
Juíza federal Juliana Maria da Paixão Araújo – Diretora do foro
Juiz federal Jeferson Schneider – Vice-diretor
Seção Judiciária do Pará
Juiz federal Domingos Daniel Moutinho da Conceição – Diretor do foro
Juiz federal Marcelo Elias Vieira – Vice-diretor
Seção Judiciária do Piauí
Juiz federal Rodrigo Pinheiro do Nascimento – Diretor do foro
Juiz federal Gustavo André Oliveira dos Santos – Vice-diretor
Seção Judiciária de Rondônia
Juiz federal Ricardo Beckerath da Silva Leitão – Diretor do foro
Juíza federal Sandra Maria Correia da Silva – Vice-diretora
Seção Judiciária de Roraima
Juiz federal Diego Carmo de Sousa – Diretor do foro
Juiz federal Maurício José de Mendonça Júnior – Vice-diretor
Seção Judiciária do Tocantins
Juiz federal Igor Itapary Pinheiro – Diretor do foro
Juiz federal Wagmar Roberto Silva – Vice-diretor
Confira a íntegra da Portaria Presi 528/2024, pela qual foram designados também os diretores das subseções judiciárias da 1ª Região – disponível na Biblioteca Digital em formato PDF.
Encontro dos Diretores de Foro das Seções Judiciárias
Ainda nessa quinta-feira, 6 de junho, teve início o “Encontro dos Diretores de Foro da Seções Judiciárias da Justiça Federal da 1ª Região”. O evento vai até esta sexta-feira, 7 de junho, com o objetivo de apresentar as principais rotinas das áreas administrativas do Tribunal e proporcionar aproximação dos dirigentes das unidades judiciárias da 1ª Região.
Entre os temas abordados estão “Governança e Estratégia”, “Saúde e Bem-Estar", “Segurança”, “Orçamento”, “Gestão de Pessoas”, “Auditoria”, “Tecnologia da Informação”, “Contratos, Compras e Licitações”, “Obras, Equipamentos e Materiais”, “Comunicação Social” e “Diárias e Passagens”.
AL
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região