A Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), em parceria com a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger), deu início na manhã dessa segunda-feira, 18 de março, a uma capacitação direcionada a juízes e servidores.
O curso “Gestão Judicial 360º: operações e pilares para unidades eficientes” teve abertura presencial, realizada direto da sede da escola, em Brasília/DF, e on-line - essa transmitida pelo YouTube da Esmaf. O principal objetivo da capacitação é dotar os participantes com insights e ferramentas de aprimoramento da gestão que enfatizam novas práticas eficientes, transparentes e céleres.
O juiz-gestor
Na abertura do evento, o presidente do TRF1, desembargador José Amilcar Machado, destacou em vídeo a importância de o curso ressaltar o papel do juiz-gestor.
“Será uma oportunidade espetacular para mergulhar em uma jornada transformadora que aborda a compreensão do tema gestão judicial de forma ampla e pautada nos quatro pilares abordados: pessoas, conhecimento, acervo e resultados. Essa é a base para o funcionamento eficiente das unidades judiciais”, salientou o presidente do TRF1.
Logo após, a diretora da Esmaf afirmou que o curso se originou a partir de um pedido feito a ela pelo corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região, Néviton Guedes. Segundo ela, o corregedor entendia como fundamental e necessário levar aos magistrados um conhecimento mais profundo sobre gestão.