Programação
Ao longo do dia, o seminário foi marcado por debates e discussões referentes às mudanças e aos impactos da alteração normativa do sistema tributário nacional. O tema, importante de ser debatido por magistrados e operadores jurídicos que lidam com a matéria tributária e fiscal, abordou a promulgação da Emenda Constitucional nº 132, aprovada em 20 de dezembro de 2023.
A programação contou com quatro painéis presididos por desembargadores federais do TRF1. Na parte da manhã, foram apresentados dois painéis - o primeiro foi presidido pelo desembargador federal Carlos Moreira Alves e o segundo pelo desembargador federal Pedro Braga Filho.
O painel 1 contou com duas palestras: “Aspectos (in)constitucionais da Reforma Tributária”, ministrada pelo professor Edvaldo Brito, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e “Reforma Tributária e seus efeitos concretos na atividade econômica: indústria, comércio e serviços”, apresentada pelo professor Tácio Lacerda Gama, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Já o painel 2 apresentou a palestra “PEC 45 – Fundamentos e objetivos principais”, com a professora Lina Santin, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e a segunda preleção “Impostos Seletivos”, apresentada pelo juiz federal titular da 18ª Vara da Seção Judiciária da Bahia e professor, Paulo Roberto Lyrio Pimenta, da UFBA.
No período da tarde, o primeiro painel foi presidido pela desembargadora federal Daniele Maranhão, e o segundo pela desembargadora federal Nilza Reis. "O consumidor como contribuinte: uma oportunidade perdida na Reforma Tributária” foi a palestra ministrada pelo professor Luís Eduardo Schoueri, da Universidade de São Paulo (USP), e “O processo na Reforma Tributária”, apresentada pelo professor Marcus Lívio Gomes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), compuseram o painel 3.
Já o “Comitê Gestor do IBS” foi apresentado pelo professor Helconio de Souza Almeida, da UFBA, e a “Reforma Tributária e Comitê Gestor”, conduzida pelo professor Pedro Caymmi, também da UFBA, compuseram o painel 4, que encerrou o seminário.
O seminário “A Reforma Tributária” teve transmissão ao vivo pelo canal da Esmaf/ TRF1 no YouTube.