Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

08/04/2024 09:38 - INSTITUCIONAL

Esforço da Justiça Federal em levar cidadania a todas as pessoas é destaque no Workshop Mutirões PopRuaJud

Banner de divulgação do WorkShop

A Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) promoveu, no dia 4 de abril, o Workshop Mutirões PopRuaJud: Desafios e Experiências de Boas Práticas na Justiça Federal da 1ª Região. Durante toda a tarde, foram debatidas diversas experiências do Projeto PopRuaJud, que realiza mutirões com uma ampla rede de serviços públicos para atender pessoas em situação de rua. 

Da 1ª Região, estiveram presentes representantes do Distrito Federal e dos estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins. A Justiça Federal de São Paulo também foi representada no evento. 

A vasta programação contou com a participação dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Kukina e Reynaldo Soares da Fonseca; do desembargador federal e coordenador regional dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, Carlos Pires Brandão; do conselheiro do CNJ e procurador regional da República, Pablo Coutinho; além de juízas e juízes federais. 

Durante o evento, foi lançado o ‘Guia Prático de Organização de Mutirões PopRuaJud/CNJ no âmbito da Justiça Federal’. A publicação é uma ferramenta de orientação objetiva e simplificada para os futuros organizadores de mutirões PopRuaJud. O guia, destinado a magistrados, servidores da Justiça Federal e representantes de outras instituições da Rede de Justiça, oferece informações sobre as várias realidades geográficas, culturais e socioeconômicas do país. 

Os autores e autoras compartilham experiências pessoais e profissionais sobre as estratégias desenvolvidas e os desafios enfrentados na implementação do projeto, além de destacarem a importância da interlocução entre as mais diversas instituições na realização dos mutirões.

Acesse o Guia neste link. (Cartilha - PopRuaJud.pdf

Com coordenação executiva das juízas federais Clara Mota e Rosimayre Gonçalves de Carvalho e dos juízes federais Márcio Barbosa Maia e Marcos José Brito Ribeiro, o evento ocorreu na Sala de Sessões das Turmas Recursais e contou com a parceria da Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais (Cojef/TRF1) e o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). 

Reconhecimento – Todos os participantes receberam um certificado de boas práticas no contexto da política nacional judicial instaurada pela Resolução 425, de 8 de outubro de 2021, do Conselho Nacional de Justiça. 

A diretora do foro, juíza federal Edna Márcia Silva Medeiros Ramos, parabenizou a todos e todas pela dedicação, cuidado e acolhimento no trabalho de mostrar uma nova face do Judiciário, levando a Justiça Federal até as pessoas que mais precisam. “Parece-me que a palavra mutirão não traduz muito bem o conjunto de ações realizadas, tendo em vista que o trabalho é grandioso e voltado para a continuidade”, destacou a magistrada. 

A próxima edição do PopRuaJud do Distrito Federal está prevista para ocorrer no dia 24 de maio. Assista aqui a íntegra do workshop. 

Fonte: Secos SJDF 


143 visualizações

Veja também