Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

12/03/2024 09:56 - INSTITUCIONAL

Iniciada a correição na Seção Judiciária do Amapá

foto da mesa de solenidade de abertura dos trabalhos correcionais na Seção Judiciária do Amapá. Sentados estão sete homens de terno e uma mulher e ao fundo, o letreiro escrito “ JHustiça Federal - Seção Judiciária do Amapá”

Nessa segunda-feira, 11 de março, a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger) iniciou a Correição Ordinária na Seção Judiciária do Amapá (SJAP) em cumprimento à Portaria  Coger 1/2024.  A cerimônia de abertura ocorreu às 16h, de forma presencial, na sede da unidade. 

Compondo a mesa de solenidade, estiveram presentes o corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargador federal Néviton Guedes; o secretário-geral da Presidência do TRF1, juiz federal Rodrigo de Godoy Mendes; o diretor de foro da SJAP, juiz federal Anselmo Gonçalves da Silva, e os juízes em auxílio à Coger Roberto Carlos de Oliveira, Cláudia Tourinho Scarpa, Náiber Pontes de Almeida, Warney Paulo Nery Araújo e José Godinho Filho. 

O diretor do foro, Anselmo Gonçalves da Silva, afirmou que o momento é oportuno para receber os trabalhos correicionais. “Para recebermos valorosas orientações acerca das diretrizes que devemos seguir e para apresentarmos as dificuldades na condução dos nossos trabalhos. Com a nova sede, dobramos o número de varas e, paralelamente, tivemos a criação das Subseções Judiciárias de Oiapoque e de Laranjal do Jari, que foram criadas como varas estratégicas de fronteira.  Esperamos que a corregedoria esteja aberta para o diálogo e possamos encontrar soluções para os problemas que nos afligem hoje”. 

Segundo o magistrado, “é grande a responsabilidade da JF1 na proteção dos direitos humanos, nas ações afirmativas da população negra e povos indígenas, na garantia dos direitos dos servidores públicos federais e na proteção do meio ambiente no estado mais preservado da federação. A correição nos ajudará a dar continuidade na célere e efetiva prestação jurisdicional”.  

O secretário-geral do TRF1, Rodrigo de Godoy Mendes, destacou que compareceu ao evento em nome do presidente do TRF1, José Amilcar Machado. “Entendemos que é de extrema importância comparecer presencialmente às seções judiciárias para conhecer as peculiaridades dos locais que, às vezes, não temos nem ideia que ocorrem.  É imprescindível entender a realidade dos juízes e servidores. Por isso, estarei à disposição para conversar e desejo uma semana profícua de trabalho”, afirmou. 

Na sequência, o corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região, Néviton Guedes, destacou: “A tônica da nossa intervenção tem sido de compreender e seguir três princípios: fiscalizar, corrigir de forma disciplinar e orientar. A perspectiva da equipe é que o nosso papel aqui é de diálogo. Compomos uma mesma família, uma mesma instituição. O que eu tenho observado são pessoas dedicadas, que trabalham de maneira profissional”.  

O magistrado abordou temas relevantes como o impacto da criação do TRF6 para o TRF1, home office e trabalho presencial, ferramentas tecnológicas, utilização dos sistemas judiciais e encerrou seu discurso declarando que “no exercício das nossas funções, lidamos com os maiores patrimônios que as pessoas têm: vida, liberdade e igualdade. Temos clareza da importância do trabalho desenvolvido nesta seção. Temos observado muitas práticas positivas que nos permitem transferir experiências a outros locais”.  

Equipe

Os trabalhos, que devem ser finalizados na sexta-feira, 15 de março, são coordenados pelo corregedor Néviton Guedes, auxiliado pelos juízes federais em auxílio à Corregedoria Regional Roberto Carlos de Oliveira, Cristiane Pederzolli Rentzsch, José Godinho Filho, Warney Paulo Nery Araújo e Náiber Pontes de Almeida, além dos servidores Izabely Michelle Cavalcante Normando, Estrela Bohadana Rodrigues, Jane Campos da Silva Santos, Camila Gonçalves da Silva, Célia Silva Faria e Wellington José Barbosa Carlos. 

Durante o período de correição estarão presentes também a Coordenação dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef), sob o comando do desembargador federal Carlos Pires Brandão, representada pelo secretário executivo Alexandre Amaral, além de representantes da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor); da Divisão de Informações Negociais e Estatística (Diest) e da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin). 

Correições 2024 – De acordo com o calendário divulgado pela Corregedoria Regional, as Seções Judiciárias de Rondônia (junho), Goiás (agosto), Distrito Federal (outubro) e Roraima (novembro) serão as próximas unidades a serem inspecionadas. 

TS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região 


322 visualizações

Veja também