De 13 a 20 de agosto, a população da cidade de Barcelos, no Amazonas, e mais de 50 comunidades vizinhas, poderá ser atendida pelo Juizado Especial Federal Itinerante da 1ª Região. Pelo menos 200 audiências de instrução e julgamento estão previstas para esse período, que conta com o apoio da Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef TRF1).
Além da realização de audiências de instrução e julgamento, haverá reabertura do Itinerante, em sua última fase, para atermações, visando possibilitar amplo acesso à população local.
Juízas e juízes, servidoras e servidores da Seção Judiciária do Amazonas estão envolvidos na ação, que integra colaboradores de outras instituições em Barcelos. A Coordenação do Juizado Especial Itinerante será exercida pela juíza federal Rossana dos Santos Tavares.
A importância do itinerante para Barcelos
Com população local composta também por comunidades ribeirinhas e indígenas, Barcelos fica a aproximadamente 405 km de distância de Manaus (656 km por via fluvial), sede da Justiça Federal no Estado do Amazonas. O deslocamento somente é feito por meio de barco ou avião fretado, não havendo voo comercial.
Nesse ponto, o Juizado Especial Itinerante vai promover a divulgação institucional da Justiça Federal, sua competência, circunscrição, localização e estrutura disponível para atender à população. Serão disponibilizados serviços do Judiciário Federal aos moradores da sede e das comunidades da região, aproximando cidadãos com dificuldade de exercer seus direitos em razão do isolamento geográfico, democratizando o acesso ao judiciário.
AL
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região