Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

06/08/2024 09:27 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal da Bahia passa a contar com QR Code em intimações para facilitar acesso a audiências virtuais

A imagem mostra uma pessoa participando de uma videoconferência em um escritório. Na tela do computador, há várias janelas de vídeo com diferentes participantes. A pessoa está gesticulando com as mãos enquanto fala. No ambiente, há luminárias penduradas e uma planta sobre a mesa.

A Justiça Federal da Bahia deu mais um passo rumo à modernização dos seus serviços. A unidade agora conta com o uso do QR Code nas intimações do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que direciona para o espaço virtual de audiências, facilitando o acesso das partes e testemunhas à sala virtual.

A implementação surgiu a partir de uma solicitação feita pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista/BA.

Iniciativa

A diretora de secretaria da 2ª Vara da SSJ de Vitória da Conquista, Leila Macêdo Lessa, notou que quando as partes ou testemunhas estavam desacompanhadas do advogado tinham dificuldade para acessar o link da audiência. Diante desse cenário, para facilitar o ingresso na chamada, foi sugerido que se criasse automaticamente pelo Microsoft Teams o link da audiência agendada com um QR Code.

“Após reunião realizada com os supervisores da Seção de Processamento e Procedimentos Diversos (SEPOD) e da Seção de Protocolo e Informações Processuais (SEPIP), a sugestão foi levada ao juiz federal Rafael Ianner da Silva, titular da 2ª Vara.”, contou a servidora.

Por meio de ofício, o titular da Vara solicitou o estudo da viabilidade técnica e com o suporte da Divisão de Apoio do Processo Judicial Eletrônico (DIPJE) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) foi implementado o QR Code nas certidões e nas intimações de audiências.

Com o QR Code disponível, bastam os participantes da audiência apontarem a câmera do celular para o código presente na intimação e serão direcionados automaticamente para a sala virtual. “É uma ferramenta simples, mas que facilitará o acesso dos jurisdicionados e testemunhas às audiências.”, afirmou Leila Lessa.

O juiz Rafael Ianner destacou que “O recurso já está em uso pelas Varas da Justiça Federal da Bahia. A ferramenta visa simplificar o trabalho ordinário das varas judiciais, delegando à tecnologia a resolução de muitas tarefas hoje confiadas exclusivamente ao ser humano”.

TS, com informações da SJBA

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


483 visualizações

Veja também