Com objetivo de ampliar o acesso à Justiça Federal do Maranhão, a Subseção Judiciária de Balsas inaugura nesta segunda-feira, dia 8 de abril, às 17h, um Ponto de Inclusão Digital (PID) na cidade de Paraibano. A iniciativa, em parceria com a prefeitura da cidade, atenderá ainda os municípios vizinhos de Colinas, Sucupira do Norte, Mirador, Pastos Bons, São João dos Patos e Barão de Grajaú, todos sob a jurisdição da Seccional.
A instalação conta com o apoio da Coordenação Regional dos Juizados Especiais Federais (Cojef/TRF1), sob a direção do desembargador federal Carlos Pires Brandão e coordenação-geral do desembargador federal Roberto Carvalho Veloso, que tem presença prevista na inauguração.
O Ponto de Inclusão Digital em Paraibano é fruto de um Termo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), por meio da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA).
Esse acordo de colaboração mútua visa facilitar o acesso à Justiça por meio da disponibilização de salas e dos pontos digitais para realização de atos processuais, como depoimentos de partes, de testemunhas e de outros colabores da justiça, por meio de videoconferência, bem como atendimento por meio do Balcão Virtual.