A Seção Judiciária de Mato Grosso (SJMT) lançou o projeto “Residência de Inovação em Tecnologia”, parceria da Justiça Federal com os residentes da pós-graduação em Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A ideia é desenvolver soluções sob medida para as demandas apresentadas no estado, aprimorando os processos de trabalho e impulsionando a eficiência operacional pelo uso da tecnologia.
O lançamento do projeto aconteceu no dia 29 de abril. Nele, estiveram presentes os representantes de ambas as instituições que assinaram o documento oficial para a realização do projeto, além dos residentes da pós-graduação em Tecnologia da Informação da UFMT e de outros servidores e colaboradores da Justiça Federal local.
Na ocasião, o diretor da Seção Judiciária de Mato Grosso, juiz federal Ciro José de Andrada Arapiraca, destacou a importância da parceria entre a Justiça Federal e o curso de pós-graduação em tecnologia da informação afirmando que “a tecnologia desempenha um papel fundamental na busca pela excelência na prestação jurisdicional e o projeto representa um passo importante na jornada rumo à modernização do sistema judiciário”.
Diretor do Núcleo de Tecnologia e integrante do Laboratório de Inovação da SJMT, Alex Henriques Molina afirmou que os participantes certamente sairão do programa mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Segundo ele, “será exigida uma postura profissional, com cumprimento de horário, produtividade e qualidade do trabalho realizado durante todo o período de realização da Residência”.
Para os alunos, a residência é uma oportunidade de aprimorar sua formação, pois, além das aulas teóricas com professores vinculados ao curso da UFMT, eles irão desempenhar atividades práticas no ambiente real da Justiça Federal em Mato Grosso.
O projeto conta com a participação de quatro residentes e um estagiário, além da coordenação e orientação de professores doutores da UFMT.
Confira a íntegra da notícia no portal da SJMT.
Fonte: SJMT, com adaptações AL/Ascom TRF1.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região