A presidente do CJF destacou que, ao longo dos anos, os TRFs têm se dedicado como baluartes da eficiência e excelência no sistema judiciário brasileiro. “Graças ao trabalho árduo dos magistrados, servidores e demais profissionais envolvidos, essas cortes têm sido capazes de lidar com uma variedade de casos simples e complexos, desde singelas demandas por prestações previdenciárias e assistenciais, até os processos penais e ambientais, passando por questões tributárias, habitacionais e tantas outras”.
Além disso, desempenham um papel crucial para a garantia da segurança jurídica e a unificação da jurisprudência em todo o país, afirmou a magistrada.
Outro ponto destacado também pela ministra Maria Thereza, em seu discurso, são os esforços contínuos empreendidos pelos Tribunais em promover o acesso à Justiça, buscando sempre meios de tornar o sistema judicial mais acessível e compreensível para todos os cidadãos, independentemente da condição social ou econômica.
"Portanto, ao comemorarmos os 35 anos de instalação dos Tribunais Regionais Federais, renovamos o nosso compromisso com os ideais de igualdade e acesso à Justiça, buscando uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva. Parabéns a todos que contribuíram para essa trajetória de sucesso!”, concluiu a presidente do CJF.
Apresentação musical
Após o discurso da presidente do CJF, foi realizada a apresentação do Coral Habeas Cantus do Poder Judiciário, regido por Priscilla Martins Bispo. Na ocasião, o grupo entoou as músicas “Tempos Modernos” de Lulu Santos e “Isto Aqui o que é” de Ary Barroso.