Os murais virtuais utilizam o software OBS Studio, programa de streaming e gravação, em conjunto com o reprodutor de vídeos VLC Media Player, ambas ferramentas gratuitas e com códigos abertos, sem ônus para o Tribunal. Segundo o analista de TI da Seart, Dálio Lage, responsável técnico pelo projeto, os murais virtuais representam uma inovação significativa no modo como comunicamos informações internas e externas. “Utilizando uma combinação dos softwares gratuitos e de código aberto garantimos não apenas economia para o Tribunal, mas também flexibilidade e robustez no gerenciamento de conteúdos. A implementação desses murais facilitará o acesso rápido a informações cruciais como avisos urgentes, atualizações e notícias do dia a dia”, disse.
Na avaliação da assessora de Comunicação Social do TRF1, Ivani Morais, a gestão do conteúdo é outro grande ganho que os murais virtuais oferecem. “Com certeza, uma das maiores dificuldades que enfrentamos para a instalação dos murais eletrônicos foi a gestão dos conteúdos em tempo real, ao mesmo tempo, em vários prédios do Tribunal, situação que foi solucionada agora pelo excelente trabalho técnico da equipe da Seção de Apoio Regional aos Serviços de TI (Seart). Ganham os públicos interno e externo”, comemorou.
A equipe da diretora da Divisão de Apoio ao Usuário (Diatu), Kely Marques Rosa, e o do supervisor da Seção de Máquinas e Equipamentos (Semaq/Dieng), José Arnaldo Martins Costa, vem atuando desde o mês de fevereiro na adequação e ajustes de pontos de rede e eletricidade, estrategicamente definidos, para receber os murais, e os serviços devem estar concluídos até a primeira quinzena de maio. "Estamos preparando tudo em conjunto com a Engenharia para otimizar e agilizar o tempo de instalação. A Dieng fez parte elétrica e o cabeamento. A nossa equipe fez a ativação dos pontos e a conferência do ponto de rede. Todo mundo trabalhando em conjunto para um objetivo comum. A colaboração entre os times fez esse projeto dar certo.", informou Kely.
A instalação no edifício Sede I já está concluída dentro do cronograma elaborado pela Semaq. "Priorizamos o Sede I devido aos eventos solenes que estão sendo realizados neste mês de abril. Até a segunda quinzena de maio, todos os prédios contarão com os murais.", concluiu Arnaldo.
O novo canal de comunicação reflete o compromisso do TRF1 em se adaptar às necessidades contemporâneas de comunicação e demonstra um esforço contínuo para melhorar a eficiência e a transparência em suas atividades.
Em breve, o seu novo canal de comunicação!