Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

12/12/2024 09:45 - INSTITUCIONAL

Mutirão de julgamento de ações previdenciárias movimentou mais R$ 3 milhões em Alcântara

A imagem mostra um grupo de pessoas em um ambiente fechado. No centro, um homem de terno escuro e gravata azul está assinando um documento sobre uma mesa. Ao redor dele, há várias pessoas observando, incluindo homens e mulheres de diferentes idades. Algumas pessoas estão vestidas de forma casual, enquanto outras usam roupas mais formais. Na parede ao fundo, há um papel com as letras

Crédito: Ribamar Pinheiro/TJMA

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e outros órgãos e instituições públicas, promoveu, entre os dias 28 e 30 de novembro, o mutirão de serviços do projeto “Viva Alcântara”, no município de Alcântara no Maranhão.

Ao longo dos três dias do evento, a Justiça Federal atuou no Eixo de Conciliação Previdenciária – com o apoio do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (SistCon), coordenado pelo desembargador federal Carlos Pires Brandão, e do Centro Judiciário de Conciliação do Maranhão (Cejuc/MA), coordenado pelo juiz federal Hugo Abas Frazão – e realizou 260 audiências de conciliação, instrução e julgamento, movimentando R$ 3.211.025,88.

Os valores referentes às condenações e acordos celebrados no mutirão terão as Requisições de Pequeno Valor (RPVs) expedidas ainda neste mês de dezembro.

O objetivo do evento foi integrar os órgãos do sistema de justiça e instituições parceiras para impulsionar o desenvolvimento sustentável, garantir a justiça social e proteger os direitos das comunidades quilombolas e da população local.

Também participaram do evento o Governo Federal, o Governo do Estado do Maranhão, a Prefeitura de Alcântara, a Advocacia-Geral da União, a Defensoria Pública da União, o Ministério Público da União e o Ministério Público do Estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, o Instituto Federal do Maranhão, o Banco do Nordeste, a Fundação Cultural Palmares, a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) e o Centro de Lançamento de Alcântara.

Sobre o Eixo Previdenciário

O mutirão do projeto “Viva Alcântara” envolveu uma estratégia de atuação multidisciplinar em cinco eixos de trabalho: Conciliação em Regularização Fundiária, Conciliação Previdenciária, Serviços Federais Essenciais, Eixos Complementares (Coordenação do Governo do Estado do Maranhão e Justiça Estadual) e Tecnologia e Futuro (Instituto Federal do Maranhão).

O Eixo de Conciliação em Regularização Fundiária foi coordenado pela Justiça Federal, pela Advocacia-Geral da União, pela Defensoria Pública da União, entre outros parceiros. Esse eixo promoveu a regularização fundiária em prol das comunidades quilombolas e da população local com o suporte jurídico necessário para a proteção de seus territórios.

Já o Eixo de Conciliação Previdenciária incluiu a Justiça Federal da 1ª Região, a Procuradoria-Geral Federal, o INSS e a Defensoria Pública da União e assegurou à população um acesso célere e eficiente aos direitos previdenciários com a atuação dos Juizados Especiais Federais, em ações de pedidos de aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade e auxílio-doença.

As audiências foram conduzidas pelos juízes federais da SJMA Hilton Savio Gonçalo Pires, Jivago Ribeiro de Carvalho e Rafael Lima da Costa.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


265 visualizações

Veja também