Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

29/07/2024 09:48 - INSTITUCIONAL

Nova sede da Subseção Judiciária de Paulo Afonso recebe o nome do desembargador Edmilson Jatahy Fonseca

foto do falecido desembargador Jatahy Fonseca. Ele era um homem branco. Na fotografia, ele usa óculos de aro preto e uma medalha.

Em homenagem póstuma, O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) designou o nome do desembargador Edmilson Jatahy Fonseca à nova sede da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, na Bahia. A determinação foi publicada no dia 16 de julho, por meio da Resolução Presi 62/2024.

O nome do magistrado, que integrou o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), foi escolhido por suas relevantes contribuições, não apenas pela atuação no período em que exerceu o cargo de juiz de direito e de juiz eleitoral na cidade de Paulo Afonso, mas também pela sua brilhante carreira no Poder Judiciário da Bahia, de acordo com a Resolução.

A proposta foi feita pelo juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu, diretor da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, e contou com o apoio do juiz federal Durval Carneiro Neto, diretor do foro da Seção Judiciária da Bahia (SJBA), que indicaram o desembargador Jatahy Fonseca para nominar o novo edifício que está em construção.

O normativo do TRF1 destacou, entre os feitos do magistrado, a sua jornada profissional “que foi marcada pela persistente elevação da imagem da Justiça Federal e, também, pela obstinada defesa da ampliação da Justiça Federal para os interiores do nosso País”.

Um dos filhos do homenageado, o também desembargador do TJBA Jatahy Júnior comentou a indicação: “Essa é mais uma homenagem póstuma que nos enche de orgulho e está à altura dos feitos realizados por meu pai na sua destacada trajetória na magistratura”.

Sobre o homenageado

Edmilson Jatahy Fonseca graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1960. Em 1965, foi aprovado no cargo de juiz de Direito do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), quando assumiu a Comarca da cidade de Paulo Afonso, onde exerceu cumulativamente o cargo de juiz eleitoral, até o ano de 1968.

Em 1982, foi promovido, pelo critério de merecimento, para o cargo de desembargador do TJBA. Durante sua carreira como desembargador, foi presidente e corregedor-geral do TJBA e vice-presidente e corregedor Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Segundo o juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu, “a importância do desembargador Edmilson Jatahy Fonseca para o Município de Paulo Afonso e região é reconhecida não apenas pela sua atuação no período em que exerceu o cargo de juiz de Direito e de juiz eleitoral nesta cidade, mas também, sem dúvidas, pela sua brilhante carreira no Poder Judiciário da Bahia”.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


382 visualizações

Veja também