Na manhã dessa terça-feira, 20 de agosto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) participou da primeira edição do Café com Ouvidores – evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). O objetivo foi trocar conhecimento, experiências e boas práticas entre as ouvidorias de órgãos federais e distritais.
A Ouvidoria do TRF1, coordenada pela desembargadora federal Daniele Maranhão (ouvidora) e pelo desembargador federal Rafael Paulo (vice-ouvidor), foi representada no evento pela diretora do Núcleo da Apoio à Ouvidoria da 1ª Região (Nuouv), Rosângela da Cruz Silva. A desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso também participou do evento, representando a Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF).
Na ocasião, a desembargadora do TJDFT Maria de Lourdes Abreu destacou a relevância do papel da Ouvidoria para a sociedade. “A importância que a Ouvidoria tem na interlocução com a sociedade, com as instituições judiciárias e instituições políticas fez com que surgisse em mim o interesse pela atividade. Precisamos ouvir o povo. E sobre hoje, pensei por que não encontrarmos os outros Ouvidores de Brasília? Temos que fazer uma parceria, ouvir, conversar, para ver o que a gente pode fazer para atender melhor o cidadão em todas as suas necessidades”, afirmou.
O evento também foi composto pela palestra “Ouvidoria como ferramenta de governança pública”, conduzida pela ex-ouvidora do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Rose Meire Cyrillo, pesquisadora e palestrante na área de Ouvidoria, Canal de Denúncias, Prevenção e Enfrentamento aos Assédios.
E, em seguida, representantes das Ouvidorias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Governo do Distrito Federal (GDF) e TJDFT compartilharam boas práticas implementadas nas respectivas instituições.
LS, com informações do TJDFT
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região