A Subseção Judiciária de São Raimundo Nonato/PI, em parceria com a Prefeitura de São João do Piauí, inaugurará no próximo dia 25 de março, às 9h, um Ponto de Inclusão Digital (PID) na cidade. A iniciativa conta com o apoio da Coordenação Regional dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef/TRF1) sob o comando do desembargador federal Carlos Pires Brandão.
São João do Piauí está situado na macrorregião do semiárido do estado, fica a 457 km da capital, Teresina, e a 97 km da sede da Subseção Judiciária de São Raimundo Nonato. Com aproximadamente 22 mil habitantes, o município conta com uma atividade econômica predominantemente industrial e de prestação de serviços.
Para o prefeito da cidade, Ednei Modesto Amorim, “a instalação do PID representará um grande avanço e melhoria na prestação jurisdicional dessa justiça especializada, ainda mais pelo fato de que esta engloba quase 100% de ações de natureza previdenciária, sendo um dos grandes gargalos para uma melhor eficiência e efetivação das perícias judiciais, as quais poderão ser realizadas junto ao PID".
Sobre os Pontos de Inclusão Digital
A instalação de Pontos de Inclusão Digital segue determinação da Resolução 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O normativo dá aos tribunais a responsabilidade de instalar os pontos digitais, na medida das suas disponibilidades, por meio de ações conjuntas nas cidades, povoados, aldeias e distritos que não sejam sede de comarca ou de unidade física do Poder Judiciário.