Para ampliar o acesso à Justiça e levar serviços de utilidade pública para o cidadão, foi inaugurado mais um Ponto de Inclusão Digital (PID) no dia 25 de março. O município contemplado foi São João do Piauí/PI e a população local passa a contar com um espaço devidamente equipado com computadores e câmeras para acesso virtual à Justiça, além de uma sala para realização de audiências e perícias.
O evento contou com a participação do desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, coordenador dos Juizados Especiais Federais do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A ação é fruto de parceria entre o Poder Judiciário e a Prefeitura de São João do Piauí/PI.
De acordo com o prefeito do município, Ednei Amorim, o PID “é um marco para a Justiça mais acessível e próxima do cidadão. É a democratização do Judiciário para São João do Piauí e municípios circunvizinhos, fruto de um esforço conjunto e colaborativo”.
Além do coordenador dos JEFs da 1ª Região e do prefeito, estiveram presentes à inauguração o diretor da Subseção Judiciária de São Raimundo Nonato/PI, juiz federal Rodrigo Britto Pereira Lima; o juiz do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) Ermano Chaves; o corregedor-geral da Justiça do Piauí, desembargador Olimpio Galvão; o ex-deputado federal Paes Landim; o presidente da Associação dos Magistrados do Piauí, Maurício Machado; o procurador do Estado, Jean Carlos Modesto; o procurador do município, Gustavo Barbosa; o subprocurador municipal, Daniel Cavalcante; e representantes da OAB/PI, da Polícia Militar, do Ministério Público e do Cartório local.