Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

03/04/2024 13:43 - INSTITUCIONAL

Presidentes são homenageados em solenidade que comemora os 35 anos dos TRFs

Ascom/TRF1

Os desembargadores federais José Amilcar Machado, Guilherme Calmon, Luís Carlos Hiroki, Fernando Quadros, Fernando Braga e Mônica Sifuentes – presidentes dos Tribunais Regionais Federais da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Regiões, respectivamente, foram homenageados durante solenidade em comemoração dos 35 anos da Justiça Federal. 

O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 3 de abril, no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília/DF. 

Representando os desembargadores e as desembargadoras federais brasileiros, os dirigentes dos TRFs receberam placa de homenagem das mãos da ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF). 

O presidente do TRF1, desembargador federal José Amilcar Machado, iniciou os discursos fazendo uma breve retrospectiva da criação da Justiça Federal, que “demonstra que a Justiça Federal viveu revezes ao longo da história e que a sua importância foi indubitavelmente reconhecida e fortalecida”. 

Segundo o desembargador federal, apesar da estrutura ainda insuficiente para responder ao sensível aumento da judicialização, “é clara a demonstração de progressiva edificação da Justiça Federal, capitaneada pelo CJF e, há 35 anos, blindada por Tribunais Regionais que seguem em constante evolução, pautados pela significativa demanda de atendimento ao jurisdicionado e por suas particularidades”. 

Ascom/TRF1

Momento histórico – O desembargador federal Guilherme Calmon, presidente da Corte da 2ª Região, definiu o momento como histórico para o Poder Judiciário e destacou que “a experiência dos 35 anos de prestação de serviços jurisdicionais no âmbito dos Tribunais evidencia a certeza de que não basta buscar a produtividade na jurisdição e contar com a capacidade técnica de magistrados e servidores para distribuir justiça. É preciso, antes, tornar o Judiciário acessível a todos, principalmente àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade ou que vivem em locais carentes da presença do Poder Público. É, também, preciso criar canais de comunicação com a população, de modo a facilitar seu acesso às informações sobre direitos assegurados por lei, e desenvolver nela a capacidade e a motivação para reivindicar esses mesmos direitos em juízo”. 

O magistrado ressaltou que o aniversário da Justiça Federal é uma oportunidade para reflexão sobre o passado, o presente e o futuro. “Celebrar os 35 anos dos cinco primeiros Tribunais Regionais Federais não pode representar apenas uma data do calendário de comemorações do Poder Judiciário. Deve servir para assumirmos cada vez mais a nossa responsabilidade como pessoas para a construção de uma sociedade cada vez mais livre, justa e solidária”, concluiu Guilherme Calmon. 

Ascom/TRF1

Em nome do TRF 3ª Região, o presidente da Corte, desembargador federal Luís Carlos Hiroki, destacou a longa trajetória de serviços prestados pela Justiça Federal à Nação, com projetos históricos como o PopRuaJud e a Justiça Itinerante. 

“Testemunhamos avanços firmes de um Judiciário que permanentemente se desafia e interage com a sociedade, construindo soluções para garantir a paz social. Essa é a corrente virtuosa que se forma e cresce no seio de nossa Justiça Federal, conectando almas e corações e gerando energia e sinergia na tarefa de tornar a prestação jurisdicional meio de transformação da realidade”, acrescentou o magistrado. 

Ascom/TRF1

Conquistas e desafios – Em seu discurso, o desembargador federal Fernando Quadros, presidente do TRF4, evidenciou as conquistas da Justiça Federal da 4ª Região ao longo dos 35 anos e afirmou que “o momento é muito importante porque nos permite olhar para o futuro e estar aberto às inovações. Esse é o grande desafio ao qual esses 35 anos nos chamam: olhar para o futuro e trazer a Justiça para cada vez mais perto do cidadão, que é a nossa razão de existir”. 

Ascom/TRF1

Para o presidente do TRF 5ª Região, desembargador federal Fernando Braga, a celebração dos 35 anos honra àqueles que fizeram a história da Justiça Federal. “Nessas três décadas e meia, os colegas conseguiram uma Justiça Federal ao mesmo tempo unificada e adaptada às diferentes peculiaridades regionais e locais”, declarou o magistrado.

O desembargador federal anunciou estar otimista com relação ao futuro, mesmo diante das adversidades. Otimismo esse que é “fruto do contato diário com os colegas magistrados e servidores vocacionados e talentosos, que certamente continuarão a impulsionar a evolução contínua que tem sido característica da Justiça brasileira”, declarou Fernando Braga.

Ascom/TRF1

Encerrando os discursos, a presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, destacou o papel da Justiça Federal no atendimento dos 853 municípios de Minas Gerais, durante os 20 meses de criação da Corte, com inovação, sustentabilidade, equidade de gênero e de raça e outras temáticas. 

Justiça 5.0 – A magistrada definiu o aniversário da Justiça Federal como um momento único e emocionante, por celebrar a maturidade dos TRFs recontando a trajetória permeada por lutas e conquistas. “Eu entendo que agora é o momento de nos prepararmos para a fase que os especialistas consideram como Justiça 5.0, que tem o indivíduo como centro das preocupações e foco nos resultados, aproveitando o que a tecnologia tem a oferecer para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, finalizou Mônica Sifuentes. 

Ascom/TRF1

As últimas notícias e mais informações do aniversário de instalação das cinco cortes regionais estão disponíveis no hotsite da sessão solene de celebração

LS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


319 visualizações

Veja também