Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

09/04/2024 09:25 - INSTITUCIONAL

Prestadores de serviço do TRF1 recebem capacitação sobre sustentabilidade

Carlos Roberto/Ascom-TRF1

Um estilo de vida sustentável tanto em casa quanto no trabalho. Esse foi um dos temas desenvolvidos no Curso de Conscientização Sustentável, ministrado para 78 prestadores de serviço das áreas de copa, jardinagem e higienização de carros oficiais do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A iniciativa faz parte do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRF1, que prevê a realização do curso nos contratos dos profissionais terceirizados. O curso foi ministrado no dia 5 de abril para copeiras, garçons, ascensoristas, lavadores de carro e jardineiros. 

Para a diretora do Núcleo de Conservação Predial e Copeiragem (Nucol) e coordenadora de um dos grupos que elabora o PLS, Irani Pierre, independentemente da forma de vínculo trabalhista com o Tribunal, todos os que desenvolvem alguma atividade profissional na Corte são agentes responsáveis pela implantação de práticas sustentáveis. “Eu enxergo o colaborador terceirizado como parte do todo e entendo a sua relevância dentro dos projetos estratégicos do órgão, e o PLS faz parte de um projeto estratégico. E o colaborador não pode ficar fora, precisa ser inserido, entender a importância do PLS e a sua própria importância dentro do plano”, declarou a servidora. 

Os colaboradores receberam orientações sobre redução de consumo de água, energia elétrica e produção de resíduos sólidos. O grupo também aprendeu sobre sustentabilidade relacionada com os eixos: repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais negativos significativos.

“Sustentabilidade hoje é uma questão de sobrevivência não só na sua vida pessoal como na sua vida profissional. O poder público precisa estar imbuído do fomento de ações sustentáveis. A sustentabilidade é transversal, abarca todos os aspectos da vida e dentro do ambiente de trabalho, ela não pode ficar de fora”, ressaltou Irani Pierre.  

Para Cristiane Coimbra, analista de treinamento da Sollo, empresa que terceiriza os trabalhadores, a conscientização deles sobre um tema tão sensível é fundamental. “Falar de sustentabilidade é essencial. A gente precisa se conscientizar e refletir a todo momento sobre nossas ações diárias e esses colaboradores exercem funções primordiais onde é possível desenvolver o tema”.  

Confira os depoimentos de alguns colaboradores que participaram do curso. 

Adriano Alves, garçom

“Temos que aplicar todos os dias essa forma sustentável que impacta muito no planeta Terra dos nossos filhos e para os nossos netos que virão, então, é necessário repensar todos os dias sobre isso. Aqui no trabalho a gente já tenta desenvolver todos os dias, pois precisamos fazer o descarte correto dos resíduos, separar vidro, plástico, metal e todos os dias procuramos manter esse padrão sustentável”. 

Debora Aquino, copeira

“Foi muito importante porque temos que pensar na vida como um todo: nossos filhos, nosso trabalho. Precisamos ter realmente esse tipo de conscientização, economizar água e reduzir o consumo de descartáveis é muito importante, fundamental. A natureza agradece!”. 

Herlon Daniel, ascensorista

Foi um curso muito bacana, a gente já faz em casa a separação do lixo, e as informações recebidas aqui foram primordiais para continuar esse trabalho de sustentabilidade. Nós temos que entender que a gente só tem esse planeta e esses materiais que estão aqui e precisamos nos conscientizar e cuidar do nosso planeta”. 

José Francisco, lavador de carros oficiais

“Eu já tento ter um comportamento sustentável, não desperdiçar água, e no meu trabalho eu estou sempre observando, quando eu vejo algo que não está funcionando direito eu tento avisar sobre vazamentos, desperdícios... Esse curso foi muito bom para aprendermos ainda mais”.  

APS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


125 visualizações

Veja também