A Seção Judiciária do Pará (SJPA) inaugurou na última segunda-feira, 18 de março, o primeiro Ponto de Inclusão Digital multi-institucional da Justiça Federal da 1ª Região na cidade de Breves, município que faz parte do Arquipélago do Marajó. O coordenador regional dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef/TRF1), desembargador federal Carlos Pires Brandão, e a coordenadora do Sistema de Conciliação dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (SistCon), desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, participaram da solenidade de inauguração.
A instalação contou com o apoio da Coordenação Regional dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef/TRF1), e o novo ponto digital já está funcionando no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Breves.
O início das atividades no posto de atendimento foi marcado pela realização de um mutirão de audiências, nos dias 18 e 19, em que a prioridade dos atendimentos foi quanto aos pedidos de aposentadoria, pensão e auxílio-doença rurais de pessoas que residem nos 15 municípios de atuação do posto de atendimento (Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure).
Na cerimônia de inauguração, o desembargador federal Carlos Pires Brandão destacou a parceria inovadora entre a Seção Judiciária do Pará, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Breves, a Faculdade Metropolitana do Marajó (Famma) e a Prefeitura de Breves para a instalação do PID.
“Breves está dando um exemplo ao País. E quando a gente traz a força da academia, dos estudantes e dos professores para colaborar com a Justiça, tem-se a percepção de que a justiça não é um monopólio do Judiciário, a justiça é um dever cívico de todos nós. Todos temos que colaborar”, afirmou o desembargador.