A população de Chapadinha, no Maranhão, recebeu uma nova Unidade Colaborativa Descentralizada (UCD) da Justiça Federal na última quinta-feira, 30 de janeiro. A instalação é fruto de um convênio firmado entre a SJMA, a Prefeitura de Chapadinha e a Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP). A Unidade tem por finalidade ampliar o acesso à Justiça aos cidadãos maranhenses, oferecendo atendimento ao público, realização de perícias médicas, participação em audiências por videoconferência e atendimento por meio do balcão virtual.
A inauguração contou com a presença do desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, coordenador do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (Sistcon), da desembargadora federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho e do diretor do foro da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA), juiz federal George Ribeiro da Silva. Também estiveram presentes a desembargadora do TJMA, Oriana Gomes; o promotor da 1ª Promotoria de Justiça do Município de Chapadinha, Rodrigo Alves Cantanhede; a prefeita do município de Chapadinha, Maria Ducilene Pontes Cordeiro; e a diretora da Faculdade do Baixo Parnaíba, Raimunda Nonata Fortes Braga.
A UCD de Chapadinha foi instituída pela Portaria SJMA-Diref 18/2025 e está localizada na Rua Norte da Aldeia, S/N, Centro.
TS, com informações da SJMA
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região