Com o objetivo de fortalecer a parceria e o diálogo interinstitucionais o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal João Batista Moreira, recebeu para uma reunião, nessa quarta-feira, dia 26 de junho, a diretora do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Agrários (MDCA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Claudia Maria Dadico.
Participaram do encontro o coordenador do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (SistCon) e da Comissão Regional de Soluções Fundiárias do TRF1, desembargador federal Carlos Pires Brandão; o desembargador federal Pablo Zuniga Dourado; o vice-presidente do TRF da 4ª Região, João Batista Pinto Silveira; e a juíza federal em auxílio à Presidência do TRF1 Clara da Mota Santos Pimenta Alves.
Na ocasião, os presentes conversaram sobre as complexidades que envolvem a resolução de conflitos fundiários na Justiça Federal da 1ª Região, à exemplo das dificuldades logísticas e administrativas para a realização de visitas técnicas, principalmente nos estados que fazem parte da Amazônia Legal. Para Claudia Dadico, “a 1ª Região possui questões fundiárias sensíveis e relevantes e, por isso, o fortalecimento da parceira e do diálogo são fundamentais”.
Nesse sentido, o desembargador federal Carlos Pires Brandão reforçou a importância da conciliação para solução de questões fundiárias e ofereceu o apoio do SistCon/TRF1 ao Departamento de Mediação, inclusive no que se refere à participação em visitas técnicas e em eventos de capacitação sobre o tema.
RF
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região