PID Parauapebas
Além da homologação do acordo, o desembargador federal Carlos Pires Brandão é coordenador dos Juizados Federais da 1ª Região (Cojef/TRF1) e também participou da inauguração do Ponto de Inclusão Digital em Parauapebas/PA. Fruto de convênio celebrado entre a Justiça Federal e a prefeitura de Parauapebas, o PID facilitará a prestação de serviços à população, principalmente daqueles que não têm acesso a smartphones, notebooks (computadores portáteis) e computadores de mesa ou até mesmo à rede mundial de computadores (internet).
Para isso, a prefeitura disponibilizou estrutura física, dotada de equipamentos para realização de videoconferências e perícias médicas na unidade. O ponto digital conta com link para acesso à internet, dois roteadores Wi-Fi de alta velocidade (um para Parauapebas e outro para a Subseção de Marabá), projetor multimídia para apresentações e treinamentos, copiadora e digitalizadora de documentos e tela de projeção.
Segundo Carlos Pires Brandão, o PID é uma grande conquista para os moradores, estes que agora serão atendidos com perícia médica a ser realizada sobretudo nos casos em que se discute benefício previdenciário e sem a necessidade se deslocarem para outra cidade.
“Este ponto viabiliza que as perícias sejam feitas aqui. A pessoa está doente, precisa de um auxílio-doença ou há uma incapacidade permanente que exija uma aposentadoria, faz a perícia aqui”, afirmou o magistrado.