Com o objetivo de aprimorar a gestão de pessoas, bem como fortalecer o clima organizacional, na última terça-feira, 16 de julho, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) divulgou, por meio da Resolução Presi 61/2024, o Plano Estratégico de Gestão de Pessoas da Justiça Federal da 1ª Região (PEGP-JF1) para o período de 2021 a 2026.
Para alcançar o aperfeiçoamento da gestão de pessoas, o PEGP-JF1 tem três objetivos: aprimorar a gestão de pessoas; fomentar o desenvolvimento de servidores e aprimorar a gestão orçamentária dos recursos de capacitação. E, para cada objetivo, foram definidos metas e indicadores de cumprimento.
Ao objetivo “Aprimorar a gestão de pessoas”, foram definidas as metas: ampliar a Taxa de Clima Organizacional (TCO), que deve utilizar os dados da “Pesquisa de Clima Organizacional”, e implantar o Sistema de Gestão por Competências no TRF1, aferindo sua utilização por meio da Taxa de Implementação do Sistema de Gestão por Competências (TGC).
Quanto ao objetivo “Fomentar o desenvolvimento de servidores”, a meta é alcançar o percentual de 55% de servidores capacitados no ano, até dezembro de 2026. Além disso, a expectativa é engajar ao menos 95% dos gestores com participação em, no mínimo, 30 horas-aula de desenvolvimento gerencial, conforme determinação legal, entre outras ações.
E, por fim, no quesito “Aprimorar a gestão orçamentária dos recursos de capacitação”, o PEGP-JF1 estabelece que a meta é alcançar, anualmente, o percentual mínimo de 90% de execução do orçamento de capacitação de servidores.
O PEGP 2021-2026 representa um marco importante para a gestão de pessoas no TRF1, demonstrando o compromisso da instituição com a valorização do seu capital humano.
TS
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região