Entre os dias 6 e 7 de junho, magistrados e magistradas recém-empossados para as diretorias de foro da 1ª Região participaram presencialmente do Encontro de Diretores de Foro 2024. Eles puderam conhecer o funcionamento de algumas das unidades administrativas do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e trocar ideias sobre as seccionais onde atuam.
A ação foi promovida pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Magistrados e Servidores da 1ª Região (Cedap) na Sala de Treinamento no Edifício Sede III do Tribunal, em Brasília/DF. O encontro possibilitou o contato direto dos diretores com os principais dirigentes das unidades do tribunal, conhecimento da situação das áreas em cada seccional e orientações para conduzir a gestão administrativa nas Seções Judiciárias.
Na oportunidade, os diretores de foro também puderam tirar dúvidas sobre rotinas de funcionamento e procedimentos para contar com o apoio e as ações do Tribunal em cada estrutura administrativa.
No primeiro dia, pela manhã, quem apresentou as rotinas de funcionamento foram a Presidência, a Corregedoria-Regional e a Secretaria-Geral da Presidência. Na parte da tarde, os diretores das áreas de Governança e Estratégia, Saúde e Bem-Estar, Segurança e Orçamento fizeram suas apresentações.
No segundo dia, os diretores de foro tiveram contato com as áreas de Gestão de Pessoas, Auditoria, Tecnologia da Informação, Contratos, Compras e Licitações, Obras, Equipamentos e Materiais e, também, Comunicação Social e Diárias e Passagens. O encerramento ficou a cargo da Diretoria-Geral de Secretaria do Tribunal.
Aproximação e conexão - A juíza federal Juliana Maria da Paixão Araújo, da Seção Judiciária do Mato Grosso (SJMT), afirmou que “assumir a direção do foro é sempre um desafio, porque não é a nossa área de atuação”. Segundo ela, a iniciativa do encontro representa um grande suporte para a atuação dos diretores de Foro. A magistrada ressaltou que “a nova gestão está trazendo um mote muito importante, que é a reaproximação com as seções do Tribunal”.
O juiz federal Marcio Barbosa Maia, da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), disse que a experiência do encontro foi positiva. Márcio Barbosa falou que replicará a proposta do evento na SJDF. Ele afirmou que o evento possibilitou “que todos conheçam limites, possibilidades e necessidades”. O magistrado destacou a conexão que foi proporcionada no encontro entre a administração do TRF1 e a das Seções Judiciárias.