Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

08/08/2024 13:23 - DECISÃO

Acusados são condenados por pesca predatória na Baía de Todos os Santos

A imagem mostra duas pequenas embarcações em uma área rochosa à beira-mar. À esquerda, há um barco de madeira envelhecido com redes de pesca verdes dentro. À direita, há um barco azul e branco em melhores condições. Entre os dois barcos, há uma estrutura metálica alta e enferrujada, possivelmente usada para içar os barcos. Ao fundo, o mar está calmo e o céu está parcialmente nublado, com nuvens cinzentas e algumas áreas mais claras.

Dois homens foram condenados a um ano e quatro meses de reclusão por realizarem pesca predatória, utilizando explosivos, na Baía de Todos os Santos, em local próximo à Praia de Cacha-Prego, na Bahia. A decisão é da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

De acordo com o processo, os acusados foram presos pela Polícia Militar do Estado da Bahia vendendo peixes logo após uma explosão e de posse de artefatos próprios para uso de explosivos.

O relator, desembargador federal César Jatahy, ao analisar o caso, destacou que o laudo de perícia criminal concluiu que a morte dos peixes apreendidos com os réus se deu por lesões características da ação de forte onda de choque (pressão) provavelmente provocada por explosão. Atestou, ainda, o documento que o material encontrado em poder dos acusados era de uso apropriado para atividade de pesca predatória.

O magistrado ressaltou que uma das testemunhas “afirmou que os réus, contumazes na atividade de pesca predatória, chegaram a confessar a prática criminosa, tendo logo depois mudado a versão”.

Diante disso, o Colegiado, por unanimidade, manteve a condenação imposta aos dois acusados pelo Juízo da 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia (SJBA).

Processo: 0039348-58.2017.4.01.3300

Data do julgamento: 02/07/2024

LC/ML

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


348 visualizações

Veja também