Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

27/08/2024 09:44 - INSTITUCIONAL

Corregedoria da Justiça Federal da 1ª Região inicia inspeção em unidades judiciárias de Goiás

A imagem mostra uma mesa em formato de

Crédito: Joelton Godoy/SJGO

A Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger) iniciou nessa segunda-feira, 26 de agosto, a Correição Ordinária na Seção Judiciária de Goiás (SJGO). A atividade se estenderá até sexta-feira, 30 de agosto, e as Subseções Judiciárias de Uruaçu, Itumbiara, Rio Verde, Anápolis, Jataí, Luziânia e Formosa também serão inspecionadas.

Compondo a mesa de honra, estiveram presentes o corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargador federal Ney Bello; o desembargador federal do TRF1, Eduardo Martins; o diretor do foro da SJGO, juiz federal Marcos Silva Rosa; o vice-diretor do foro da SJGO, juiz federal Fernando Cleber de Araújo Gomes, e o juiz federal em auxílio à Coger Lino Osvaldo Serra Sousa. Também participaram a procuradora do Ministério Público Federal (MPF/GO) Léa Batista de Oliveira Moreira e o vice-presidente da comissão de direitos e prerrogativas da Ordem dos Advogados (OAB/GO), Kaito Wllysses Carneiro Batista.

Contribuição para uma Justiça melhor

O diretor do foro da SJGO, juiz federal Marcos Silva Rosa, destacou sentir grande satisfação em poder participar da correição. “Estou à disposição e minha equipe também, para atendê-los da melhor forma possível. Que seja uma semana muito proveitosa e que se sintam em casa. Iremos postular algumas demandas necessárias e falar um pouco das nossas necessidades”, acrescentou.

O magistrado ressaltou ainda que os trabalhos serão conduzidos “ao modo goiano de ser, tranquilo no trato com as pessoas e com muita polidez e gentileza”.

Em seu discurso, o corregedor da JF1, desembargador Ney Bello, salientou a importância da participação dos servidores para a construção de uma Justiça mais eficaz e eficiente. Segundo o desembargador federal, a corregedoria está trabalhando com o objetivo de redimensionar e modernizar as unidades e os processos judiciais da 1ª Região.

)

Crédito: Joelton Godoy/SJGO

O magistrado enfatizou ainda a necessidade de adaptar a Justiça às novas demandas da sociedade, que se transformaram significativamente nas últimas décadas. "É impossível pensar a jurisdição com os olhos dos anos 90", afirmou. Para o corregedor, é hora de “repensar a estrutura das varas, fazendo uma análise da parte física e territorial; trabalhar com inteligência artificial e tecnologias disponíveis e equalizar processos”, afirmou o magistrado.

Encerrando, o corregedor destacou que os trabalhos serão conduzidos na base da escuta, para entender as reais dificuldades e gargalos. “Precisamos saber onde estão as tristezas, os sorrisos, as lágrimas, as necessidades ou os excessos e as carências. Esta é uma maneira de contribuir com a construção de uma justiça melhor, mais racional e contemporaneamente adequada. A corregedoria é, acima de tudo, um espaço de audição, de reflexão e de construção de uma justiça mais efetiva”.

Equipe

Durante a semana, os trabalhos serão coordenados pelo desembargador federal Ney Bello, que será auxiliado pelas juízas federais Cláudia da Costa Tourinho Scarpa e Dayse Starling Motta, além dos juízes federais Lino Osvaldo Serra Sousa Segundo; Marllon Sousa; Bruno Hermes Leal; Bruno César Bandeira Apolinário e Rodrigo de Godoy Mendes.

Também participarão das atividades as servidoras Estrela Bohadana Rodrigues (Gab/TRF1); Jane Campos da Silva Santos (SJDF); Manuela Affonso Ferreira Maciel (SJBA); Célia Silva Faria (SJMA); Giovana Simões Castro (SJMA); Eliana Aparecida Mina (SJRO) e Ana Letícia Costa dos Reis (Coger/TRF); e os servidores Flávio Rodrigues Pereira (Coger/TRF1) e Alyson Berto Cordeiro Cerqueira (SJPA)

Correições 2024 – De acordo com o calendário, as Seções Judiciárias do Distrito Federal (setembro/outubro) e Roraima (novembro) serão as próximas unidades a serem inspecionadas.

TS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


256 visualizações

Veja também