Para fortalecer a cooperação acadêmica entre a Justiça Federal e a Universidade Panthéon-Sorbonne Paris 1, a Diretoria da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf/TRF1) e o professor Xavier Philippe, catedrático da Universidade e o professor visitante da Esmaf conheceram o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) na última terça-feira, 25 de fevereiro. O encontro enfatizou a promoção da cooperação acadêmica entre as instituições.
A visita, uma parceria entre o CEJ, sob a direção do vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Luís Felipe Salomão, e a Esmaf, dirigida pelo desembargador federal Jamil Rosa de Jesus Oliveira, representa a primeira ação concreta da Rede Nacional de Escolas de Magistratura Federal (Renemaf), criada durante a reunião que instituiu o Conselho das Escolas da Magistratura Federal (Cemaf), realizada no dia 20 de fevereiro, no Rio de Janeiro.
Durante o encontro no CEJ, a juíza federal auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal (CG) Vânila Cardoso André de Moraes apresentou atividades do Centro de Estudos Judiciários.
Em seguida, o professor Xavier Philippe abordou atividades acadêmicas do Institut des Sciences Juridiques et Philosophiques de la Sorbonne (ISJPS) e da École de Droit de la Sorbonne (EDS). Ele destacou perspectivas de cooperação acadêmica. Sua apresentação foi traduzida para o português pelo juiz federal Hugo Abas Frazão, coordenador de Gestão e Relacionamento Institucional da Esmaf.
Além de o intercâmbio acadêmico e de pesquisa para magistrados federais na Universidade Panthéon-Sorbonne, a reunião tratou ainda da construção de uma agenda conjunta de cursos, seminários e atividades acadêmicas entre a magistratura federal e a instituição francesa. Como desdobramento do encontro, os participantes decidiram organizar nova reunião de trabalho para avançar nas tratativas de um acordo de cooperação formal entre o CEJ, a Esmaf e a Sorbonne.
Participaram da reunião o diretor da Esmaf, desembargador federal Jamil Rosa de Jesus Oliveira, os juízes federais auxiliares Hugo Abas Frazão (coordenador de gestão e relacionamento institucional da escola) e Mara Lina do Carmo (coordenadora pedagógica), a secretária executiva Gabriela Artiaga e o pedagogo Fernando de Assis Alves, representando a Esmaf. E pelo CEJ, além de o ministro Salomão e da juíza Vânila Cardoso, os juízes federais auxiliares Otávio Henrique Martins Port e a secretária do CEJ, Maria Amélia Mazzola.
Sobre a visita do professor
O professor Xavier Philippe está no Brasil para lecionar no Curso de Formação Inicial das juízas e juízes federais aprovados no XVII Concurso do TRF1. Sua aula foi ministrada no dia 27 de fevereiro, no Auditório da Esmaf, em Brasília/DF, como parte do programa de capacitação dos novos magistrados federais.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região