O desembargador federal Marcos Augusto de Souza, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), foi empossado no cargo de membro suplente da Corte Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) na noite da última segunda-feira, 20 de maio. A cerimônia ocorreu no Plenário do TRE-DF, em Brasília/DF. O magistrado foi eleito para o cargo no dia 9 de maio.
Após prestar o compromisso solene de posse, o desembargador federal Marcos Augusto de Sousa fez um breve discurso:
“É uma honra muito grande integrar esta Corte Eleitoral sucedendo o desembargador Ney Bello, que assumiu a Corregedoria agora. E serei suplente da minha ilustre colega Maria do Carmo Cardoso, que é membro efetivo titular na vaga da Justiça Federal. Ela inclusive me estimulou, destacou a excelente convivência e falou que eu iria gostar. Esta é a terceira oportunidade que tenho de colaborar com a Justiça Eleitoral. Fui juiz eleitoral do TRE de Goiás, a passeio no tribunal paulista na década de 1990. Como registrado por Vossa Excelência, integrei o TRE do Amazonas e agora muito me honra esta terceira participação. Quero agradecer as palavras gentis de Vossa Excelência e dizer que venho com o espírito de colaborar naquilo que for possível. Estarei à disposição da Corte nesta missão relevante da qual depende a nossa democracia”.
Acompanharam a posse o presidente do TRE-DF, desembargador Jair Soares, e outros membros da Corte Eleitoral, dentre eles o corregedor, desembargador Sérgio Rocha, e os desembargadores eleitorais Renato Guanabara Leal, Renato Coelho, Fabrício Fontoura, além da desembargadora Maria do Carmo Cardoso, titular do TRE-DF e magistrada do TRF1. Compareceu pela Procuradoria Regional Eleitoral o procurador Zilmar Antonio Drumond.
Participaram, ainda, da cerimônia: o presidente do TRF1 e ex-membro do TRE-DF, João Batista Moreira, e os desembargadores federais do TRF1 Euler de Almeida, Ítalo Mendes, Néviton Guedes, Marcelo Albernaz, Leão Alves, Kátia Balbino, Candice Lavocat e César Jatahy. Da 1ª Região estiveram, também, a juíza federal Rosimeire Carvalho; o procurador do Distrito Federal, Raimundo Costa; o diretor-geral do TRF1, juiz federal Roberto Carlos Oliveira, e o desembargador Robson Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.
Confira também na página do Tribunal Regional Eleitoral do DF.
AL, com informações do TRE-DF.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região