Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

13/06/2024 13:18 - DECISÃO

Filho de militar falecido garante direito de receber pensão até completar 24 anos

A imagem mostra uma balança de justiça, que é um símbolo clássico do sistema judiciário. A balança é de cor dourada e está em destaque, com um fundo desfocado em tons de azul escuro e preto. A luz incide sobre a balança, destacando-a ainda mais. A balança tem dois pratos suspensos por correntes, equilibrados, representando a imparcialidade e o equilíbrio da justiça.

A 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) reconheceu o direito do filho de um militar falecido da Força Aérea Brasileira (FAB) de receber pensão por morte até aos 24 anos de idade em razão de ser estudante e de não receber remuneração. A decisão reformou a sentença do Juízo da 14ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF).

Ao analisar o recurso do autor, o relator, desembargador federal Rui Gonçalves, destacou que deve ser reconhecido o direito à pensão ao filho do militar falecido, uma vez que o requerente preencheu todos os requisitos para a concessão do benefício.

“No caso, deve ser reconhecido o direito à pensão militar ao filho estudante maior de 21 anos, até que complete 24 anos de idade, por ser reconhecido como dependente, para todos os fins de direito, pelo Estatuto dos Militares. O autor logrou demonstrar sua condição de estudante e deve-se dizer que os universitários integram a classe dos estudantes”, afirmou o magistrado.

Com isso, o Colegiado deu provimento à apelação do autor nos termos do voto do relator.

Processo: 1019480-92.2022.4.01.3400

Data da publicação: 29/05/2024

LC/ML

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


970 visualizações

Veja também