Modernidade: esse foi o tema central do discurso do corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região (JF1), desembargador federal Ney Bello, durante a solenidade de abertura da Correição na Seção Judiciária de Rondônia (SJRO) ocorrida nessa terça-feira, dia 18 de junho.
Em seu primeiro trabalho de correição desde que foi eleito corregedor em maio deste ano, o magistrado ressaltou que a função da Corregedoria é fazer com que a Justiça Federal seja moderna e, para isso, é necessário identificar os gargalos, compreender onde eles existem e buscar meios de solucioná-los, rompendo a barreira da inércia.
Ney Bello destacou que “a presença da Corregedoria é para que possamos conversar com os nossos magistrados e entender quais são as melhores soluções, onde nós podemos consertar erros e o que podemos fazer para caminharmos todos juntos”.
Representando a Presidência do TRF1, a desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso falou sobre a realidade da Justiça Federal em Rondônia, principalmente no que diz respeito ao sistema carcerário, e enfatizou que a intenção da correição é fortalecer a gestão e ajudar a solucionar problemas.
O diretor do foro da SJRO, juiz federal Ricardo Beckerath, ressaltou a qualidade e o empenho da equipe da Seccional em levar jurisdição para o estado de Rondônia. E, mencionando o interesse do corregedor em continuar modernizando o Tribunal, o juiz federal se colocou à disposição para sugestões, críticas e para auxiliar nos trabalhos correicionais.
Além desses magistrados, também participaram da solenidade a presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no TRF1, desembargadora federal Ana Carolina Roman; o desembargador federal Flávio Jardim; a vice-diretora do foro da SJRO, juíza federal Sandra Maria Correia, e os juízes federais em auxílio à Corregedoria Bruno Hermes Leal, Claudia Tourinho Scarpa, Cynthia de Araújo Lima, Dayse Starling, Lino Osvaldo Serra, Marllon Sousa e Náiber Pontes de Almeida.
A correição na SJRO vai até a próxima sexta-feira, dia 21 de junho.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região