A Seção Judiciária de Mato Grosso (SJMT) sediou um curso sobre Inteligência Artificial (IA), com foco na ferramenta ChatGPT. O treinamento ocorreu entre os dias 11 e 13 de fevereiro e foi ministrado pelo juiz federal Náiber Pontes de Almeida, gestor dos sistemas judiciais e integrante do “Projeto Sinergia”, iniciativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) responsável pela implementação da IA nas atividades judiciais.
Durante o treinamento, o juiz federal Náiber deu ênfase à ferramenta de IA ChatGPT. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre os temas:
- Princípios básicos de funcionamento do ChatGPT
- Aplicações práticas na rotina judicial
- Técnicas para dominar a estrutura dos prompts
- Limitações e restrições no uso da ferramenta
Segundo informações da SJMT, o magistrado explicou sobre o marco significativo que a tecnologia representa em relação ao grande volume de processos não proporcional à mão de obra, situação que pode ser revertida com a nova ferramenta.
O Projeto Sinergia é uma iniciativa do TRF1 voltada para a governança e gestão de soluções de Inteligência Artificial (IA) na Justiça Federal da 1ª Região. O projeto teve início em 2024, conduzido pelos juízes federais Náiber Pontes de Almeida, Rodrigo Gonçalves de Souza e Rafael Lima da Costa, com apoio da Corregedoria Regional (Coger).
O objetivo é promover o uso estratégico e eficiente dessas tecnologias, alinhando inovação e segurança na otimização dos processos judiciais e considera o crescimento nas soluções de IA no mercado capazes de aprimorar a produtividade e otimizar o fluxo de trabalho. No TRF1, a elevada demanda processual aliada à limitação de recursos humanos impõe desafios à celeridade e à eficácia da prestação jurisdicional, tornando essencial a adoção de novas tecnologias.
A capacitação em IA que está sendo ofertada às Seções Judiciárias, especialmente em ferramentas como o ChatGPT, marca um passo importante na evolução do sistema judicial brasileiro, prometendo maior celeridade e eficácia na prestação de serviços à sociedade. Em Mato Grosso, contou com a participação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Seção e Subseções Judiciárias do estado.
AN, com informações da SETCOM-MT
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região