Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

06/09/2024 09:27 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal do Piauí participa das tratativas de criação da Rede de Gestão Pública promovida pelo MPF/PI

Com o objetivo de inovar e otimizar os recursos públicos e seus processos de trabalho, a Seção Judiciária do Piauí (SJPI) participou das tratativas para a criação da rede de coordenação de trabalho com órgãos públicos federais no Piauí. A iniciativa é promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) por meio da Procuradoria da República no Piauí (PR/PI), que articula a criação da rede.

Em reunião promovida pelo MPF no dia 28 de agosto na sede da PR/PI, os representantes da Justiça Federal no estado, do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Defensoria Pública da União (DPU) e da Controladoria-Geral da União (CGU) conheceram a proposta de criação da Rede de Desenvolvimento da Gestão Pública no estado.

Mudanças de paradigmas

Na abertura do evento, o procurador-chefe da Procuradoria da República no Piauí, Marco Aurélio Adão, agradeceu a participação de todos e enfatizou a satisfação do órgão em promover essa articulação com as instituições presentes. Ele falou da importância desse novo arranjo de trabalho, com a atuação coordenada das instituições, diante da mudança de paradigmas da sociedade e dos seus reflexos na Administração Pública.

Para que essa atuação coordenada funcione bem, Marco Aurélio Adão destacou a necessidade de os órgãos inovarem e se reinventarem em busca de soluções cada vez mais racionais e otimizadas face aos desafios orçamentários, de estrutura física e de recursos humanos que se apresentam no presente e nos próximos anos.

Rede de Gestão Pública

Idealizador da Rede de Gestão Pública, o secretário estadual da PR/PI, Leonardo Silveira, apresentou a proposta de trabalho que culminará com a assinatura de um termo de cooperação técnica, acordo previsto para ser firmado pelas autoridades federais ainda em outubro deste ano.

Silveira ressaltou em sua apresentação que, por meio dessa rede de desenvolvimento, pretende-se que as áreas de suporte administrativo das organizações participantes colaborem entre si, criando um ambiente estável, de cooperação e coordenação, de maneira contínua. A ideia parte do modelo institucional já utilizado na Rede de Controle em que participam as mesmas instituições federais.

“A nossa ideia é criar uma rede permanente de promoção do aperfeiçoamento da gestão e coordenação administrativa com a participação de órgãos federais dos sistemas de justiça e controle”, destacou.

Crédito: SJPI

Participaram da reunião pela SJPI o diretor do Núcleo de Gestão de Pessoas (NUCGP), Edvaldo Rodrigues da Silva; Antonio de Sousa Santos Filho, substituto do diretor do Núcleo de Administração (Nucad); Francisco dos Santos Costa, supervisor da Seção de Análise e Pareceres Jurídicos da Secretaria Administrativa (Secad), e José Ferraz Nunes Sobrinho, oficial de Gabinete da Assistência Jurídica da Direção do Foro (Diref).

RF, com informações da SJPI e do MPF/PI

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


48 visualizações

Veja também