Foi concluída nessa segunda-feira, dia 29 de abril, a concretagem do teto do primeiro pavimento do Bloco “C” da nova sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília/DF, que abrigará oito salas de sessões e julgamentos da Corte. O empreendimento de 168.886,71 m², considerado uma das prioridades da nova gestão do Tribunal, é dividido em quatro blocos (A, B, C e D) e já alcançou o patamar de mais de 39% de conclusão.
Atualmente, está em execução a construção complementar da estrutura de concreto, impermeabilização e drenagem do Bloco “C”. Os trabalhos iniciaram em outubro de 2023 e a empresa contratada pelo Tribunal deverá executar os serviços em 360 dias.
Segundo o diretor da Coordenadoria de Obras da Nova Sede (Coobs), engenheiro civil Gabriel Polanzzo Ribeiro Del Duca, “com a finalização dessa etapa, o Bloco C ficará no mesmo pé dos outros prédios, ou seja, com estrutura de concreto e fachada de vidro concluídas”.
Andamento
As estruturas do Bloco “A”, que abrigará os gabinetes dos desembargadores federais, e do bloco D, que alojará o setor administrativo da maior Corte Regional do país, foram concluídas, enquanto as do Bloco “B”, destinado ao Plenário, estão com parte da fundação construída.
Para acompanhar de perto o andamento da construção da nova sede, o presidente do TRF1, desembargador federal João Batista Moreira, designou o juiz federal em auxílio à Presidência do TRF1, juiz federal Cleberson José Rocha. Na avaliação do magistrado, a 1ª Região necessita das novas instalações para poder prestar a jurisdição de forma mais eficiente. “O Tribunal foi ampliado há pouco tempo. A estrutura que temos hoje, dividida em várias sedes, dificulta a Administração e não dá as condições de trabalho necessárias, tanto para os desembargadores, como para os servidores de executarem adequadamente suas funções”.
Diante desse cenário, o presidente do Tribunal busca intensificar o andamento da obra, e o recente contrato firmado com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), para conclusão do empreendimento, “deu um alento muito positivo no sentido de unir esforços em conseguir, de fato, levar a cabo a conclusão da obra da nova sede”, afirmou o juiz federal.
Parceira com o GDF
No dia 22 de novembro de 2023, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), o Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Governo do Distrito Federal (GDF) firmaram uma parceria com o objetivo de concluir a obra da nova sede do TRF1.
Pelo acordo, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) ficou responsável por apoiar tecnicamente o TRF1 na atualização de projetos, na realização de licitações, na contratação e no acompanhamento da obra até sua entrega definitiva prevista para janeiro de 2029.
Toda a documentação técnica relativa à construção do novo edifício-sede do TRF1 está sendo analisada pela empresa pública que, em breve, deverá emitir parecer indicando como pretende definir o plano de execução do projeto. Em seguida, conforme consta no contrato firmado entre os órgãos, a Novacap fará as licitações e contratações necessárias para conclusão do empreendimento.
Na página Transparência e Prestação de Contas, no Portal do Tribunal, está disponível o cronograma atualizado da Obra da Nova Sede do TRF1.