Durante a celebração pelos 32 anos de instalação da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), a seccional inaugurou o Memorial da Justiça Federal no estado com o objetivo de preservar a história do órgão. A solenidade ocorreu no dia 16 de maio, na sede da Seção Judiciária, em Palmas/TO, e contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal João Batista Gomes Moreira.
De acordo com informações da SJTO, além do presidente do TRF1, descerraram a placa de inauguração, o diretor do Foro, juiz federal Gabriel Brum, o vice-diretor do Foro, juiz federal Igor Itapary, e o coordenador do Centro Judiciário de Conciliação da Seção Judiciária do Tocantins, juiz federal Wagmar Roberto Silva.
“Heródoto, historiador e geógrafo grego, considerado por Cícero como pai da história, ensinava que devemos ‘pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro. A criação desse memorial será uma história viva para a Justiça Federal”, declarou o diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins, juiz federal Gabriel Brum.
O espaço está disponível para visitação na sede da Justiça Federal do Tocantins, e os interessados também podem acessar o Memorial Virtual no portal da SJTO.
Na oportunidade, também foram inaugurados o Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) e o Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAV).
Com informações do portal SJTO, AN
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região