Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

04/03/2024 10:03 - INSTITUCIONAL

Tribunal compartilha prática sobre serviços digitais ao cidadão em evento do CNJ sobre boas práticas

Para compartilhar práticas inovadoras, eficientes e que podem servir de modelo para a gestão dos diversos órgãos, no dia 28 de fevereiro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu a 9ª edição do evento “Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário”, por meio da Plataforma Cisco Webex, com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube. O eixo temático deste ano foi “Acesso à Justiça”, e o juiz federal em auxílio à Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger) e gestor dos Sistemas Judiciais da 1ª Região, Náiber Pontes de Almeida discursou sobre “Serviços digitais no atendimento ao cidadão”. 

O juiz federal Náiber Pontes contou que, diante dos desafios que foram surgindo, houve a necessidade de o tribunal se reinventar e pensar em soluções integradas, de baixo custo e com grande alcance. Ele ressaltou que, em se tratando de inovação no Poder Judiciário, o TRF1 conseguiu evoluir em dois anos o que poderia levar dez.  

Citando um dos eixos da Justiça 4.0, o magistrado destacou os Núcleos de Justiça 4.0, que têm como pressuposto a prestação de serviços ao público por meio do Balcão Virtual e estabelece novos modos de assistência aos jurisdicionados. “Esta é uma verdadeira revolução tecnológica, que se traduz na realização do atendimento aos cidadãos, no trabalho remoto e híbrido e nas audiências virtuais”, salientou.  

Com dados extraídos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o juiz federal demonstrou que seis em cada dez brasileiros preferem os serviços públicos digitais, mas frisou que, para prestar atendimento, é necessário que se tenha meios, visto que há pessoas em exclusão digital. “Uma das políticas públicas do TRF1 foi a implementação dos Pontos de Inclusão Digital (PID), com pontos físicos para atender às pessoas que ainda se encontram sem condições de acesso aos meios digitais. Temos 12 pontos já instalados e funcionando e estamos em processo de expansão, com mais pontos mapeados”. 

Hub de atendimento 

O TRF1 conta com “hub” de atendimento, que em outras palavras significa a concentração de diversas ferramentas. “Podemos citar a atendente virtual “Lucy”, um chatbot que funciona 24 horas e foi desenvolvida a partir do mapeamento de perguntas e respostas frequentes nos postos de atendimento ao cidadão. Temos também o “Balcão Virtual”, um espaço destinado aos que desejam ser prontamente atendidos. E, por fim, temos os agendamentos, que permitem a marcação”, explicou Náiber Pontes.  

A amplitude das ferramentas adotadas é tão grande que, de acordo com estatísticas apresentadas pelo gestor de sistemas judiciais, no período de 1º de janeiro a 28 de fevereiro de 2024 foram realizados no Balcão Virtual mais de 70 mil atendimentos e mais de 14 mil interações com a Lucy. “São números bem expressivos. Essas pessoas foram prontamente atendidas, sem precisar se deslocar. Com isso, todos ganham em produtividade e economia”, declarou o magistrado.  

Encerrando a apresentação, Náiber Pontes exprimiu suas expectativas futuras. “O TRF1 já está estudando soluções com uso de inteligência artificial generativa para aprimorar a interação e respostas. Eu vejo que o futuro de atendimento ao cidadão será otimizado ainda mais”.   

TS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região 


125 visualizações

Veja também