Na oportunidade, o corregedor Néviton Guedes agradeceu o empenho e a participação dos magistrados e servidores da Seção Judiciária e da equipe correicional. O magistrado destacou ainda a importância das subseções judiciárias (Altamira, Castanhal, Itaituba, Marabá, Paragominas, Redenção, Santarém e Tucuruí), que é onde se encontram as causas mais importantes não só da Justiça Federal do Pará, mas também do estado brasileiro, e que demandam “uma observação mais generosa para o interior do Estado. As mais importantes demandas judiciais do estado brasileiro estão situadas em unidades do interior do Pará e do interior do Amazonas”, afirmou o corregedor.
Nesse contexto, segundo informações produzidas na correição, o Estado do Pará possui dois dos maiores municípios do mundo, Altamira e Itaituba, o que demonstra a relevância do interior do Estado na construção do diálogo entre o Tribunal e a Seção Judiciária.
O desembargador Néviton Guedes destacou, ainda, a proatividade dos novos juízes federais removidos ou promovidos para a unidade e a necessidade da formalização das demandas ao TRF1.
O diretor do foro, juiz federal Domingos Daniel Moutinho, agradeceu a contribuição que a equipe de correição levou para a SJPA, “Nós colhemos muitos frutos e trocamos informações valiosíssimas que irão engrandecer a nossa instituição”.
Também participaram da solenidade os servidores da Coger/TRF1, Izabely Michelle Cavalcante Normando, Jane Santos, Raquel Jorge, Juliana Monaka Aravechia, Estrela Bohadana Rodrigues, Otávio Franco e Angelo Teixeira. Participou ainda, pelo Teams, o secretário-executivo dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, Alexandre José Amaral Ferreira.
No primeiro semestre de 2023, passaram pela Correição as Subseções Judiciárias de Roraima, do Piauí, de Tocantins, de Mato Grosso, do Maranhão e do Amazonas. De acordo com o calendário divulgado pela Coger/TRF1, a Seção Judiciária da Bahia (SJBA) será a próxima e última unidade a ser inspecionada este ano, entre os dias 16 e 27 de outubro.
RF
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região