Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

28/02/2025 09:32 - INSTITUCIONAL

Comissão do Plano de Logística Sustentável do TRF1 apresenta Relatório de Desempenho do ano de 2024

Paisagem de um rio com duas canoas de madeira na água, próximas à margem. Ao fundo, há uma floresta densa e o céu está azul com algumas nuvens. No canto superior esquerdo, há um logotipo com formas circulares abstratas e, ao lado, o texto

A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) apresentou na quarta-feira, 26 de fevereiro, o Relatório de Desempenho do PLS de 2024 durante sessão presidida pela juíza federal Clara da Mota Santos Pimenta Alves, atual vice-presidente da Comissão.

A apresentação do relatório foi feita pelo servidor Carlos Domingues, supervisor da Seção de Monitoramento da Sustentabilidade (Semos). Os dados apresentados por ele mostram o cumprimento das metas estabelecidas, o que significa o avanço do Tribunal em direção a uma gestão cada vez mais sustentável.

O documento reúne os resultados dos indicadores e metas relacionadas à sustentabilidade nos eixos ambiental, econômico, social e cultural no âmbito do Tribunal.

Indicadores

Dentre os indicadores apresentados, destacam-se os de consumo de itens com impacto ambiental e econômico como papel, água, energia elétrica, combustível, copos descartáveis e garrafas plásticas.

Além disso, foi apresentado um resumo das ações de impacto social e cultural desenvolvidas pelo Tribunal ou das quais participou, incluindo a assinatura do Pacto Nacional do Poder Judiciário pela Sustentabilidade, realizada durante a 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também foi destacada a realização da I Jornada de Justiça Climática e Transformação Ecológica, sediada pela Justiça Federal em Belém/PA, na Seção Judiciária do Pará. O evento, que serviu como preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), antecede o encontro global que ocorrerá na cidade de Belém, em novembro de 2025.

O relatório também registra as ações solidárias promovidas pelo Tribunal em 2024, com ênfase na Campanha SOS Rio Grande do Sul, realizada no primeiro semestre do ano, projeto que arrecadou 1,5 tonelada de donativos destinados às vítimas das enchentes no estado.

Plano de Descarbonização

Outro ponto relevante do documento é o Plano de Descarbonização, que apresenta o diagnóstico das Emissões de Gases de Efeito Estufa do Tribunal em 2024.

O estudo abrange as emissões resultantes do consumo de combustíveis fósseis, do impacto do sistema de refrigeração, do uso de energia elétrica, dos efluentes domésticos (esgoto) e das viagens aéreas. Com base nesse primeiro diagnóstico, serão adotadas medidas para redução e compensação das emissões geradas pelo funcionamento do órgão.

O Relatório de Desempenho foi aprovado na íntegra pela Comissão Gestora, sem ressalvas.

Fonte: Comissão do PLS-TRF1, com adaptações AL/Ascom-TRF1.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


119 visualizações

Veja também