“Fruto de preparo técnico do magistrado Roberto Veloso, que assim se inscreve na galeria de pesquisadores e intelectuais, e, neste particular, também revela o iminente jurista com assento nesta Corte”, afirmou o presidente.
Conforme explicou o autor da obra, desembargador federal Roberto Carvalho Veloso, o livro é uma coletânea de crônicas e histórias. “Eu escrevia semanalmente para um jornal em São Luís, no Maranhão, e resolvi fazer uma seleção das crônicas publicadas, além de algumas histórias que aconteceram ao longo da minha vida, ou sendo promotor ou sendo juiz, que eu fiz questão também de publicá-las".
Segundo o magistrado, a obra traz reflexões e comentários sobre diversos assuntos, como por exemplo, o plebiscito, o referendo, a menor idade penal, dentre outros.
Presente também ao evento, o ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca, contemporâneo do desembargador federal Roberto Veloso na Seção Judiciária do Maranhão (SJMA), onde juntos atuaram no período de 1997 a 1999 como juiz federal e juiz federal substituto, respectivamente, na 1ª Vara Federal da seccional, declarou que o autor, "abrilhanta a Literatura com um livro de crônicas que ele desenvolveu ao longo de sua trajetória no Maranhão”.
O autor – Nascido em Teresina/PI, Roberto Carvalho Veloso tomou posse no cargo de Juiz Federal na Seção Judiciária do Maranhão em novembro de 1995 e assumiu o cargo de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em maio deste ano (2023).
Agora com 12 livros publicados sobre vários ramos do Direito, o magistrado graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 1987. É Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pós-Doutor em Direito Penal Tributário pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e, além disso, é professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Centro Universitário UniEURO.
LC
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região