Durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, em Mato Grosso do Sul, foram aprovadas as Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2025. Ao todo, 10 metas deverão ser cumpridas pelo Judiciário brasileiro.
A novidade para a Justiça Federal é que as Metas Específicas foram transformadas em Metas Nacionais, e no próximo ano a atuação da JF será guiada por nove metas – já que uma das metas aprovadas (Meta 8) se aplica somente ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Justiça Estadual.
Essa mudança considerou o fato de que as Metas Nacionais já abrangem as Metas Específicas, e a fusão delas permitirá que os tribunais concentrem esforços em cumprir uma quantidade menor de metas sem comprometer o atendimento das demandas.
Tais ajustes nas metas para as necessidades da Justiça Federal são fruto de diversas reuniões prévias e debates com representantes das seis Regiões.
No Encontro Nacional, a Justiça Federal da 1ª Região foi representada pelo presidente do TRF1, desembargador federal João Batista Moreira; pelo corregedor regional da 1ª Região, desembargador federal Ney Bello; pelas juízas federais Dayse Starling e Clara Mota; pelos juízes federais Lino Oswaldo e Náiber Pontes e pela diretora executiva da Secretaria, Izabely Cavalcante.