Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

10/01/2024 08:25 - INSTITUCIONAL

Campanha orienta sobre a importância do uso de vestimentas adequadas no TRF1

Com o fim do recesso forense, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) retoma a campanha de sensibilização para que servidores, prestadores de serviço e estagiários estejam adequadamente trajados ao acessar os ambientes internos da Corte. Por meio de banners na intranet, cartazes e e-mail marketing, o corpo funcional seguirá recebendo informações para que todos atendam às normas vigentes.

De acordo com a Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (Coisi), houve significativo aumento de situações envolvendo pessoas com vestimentas inadequadas durante o ano de 2023 – por isso a importância da campanha educativa.

As normas que estabelecem os trajes adequados estão previstas na Instrução Normativa 14-10 e determinam que servidores, prestadores de serviço e estagiários devem trajar-se “observados o decoro, o respeito e a austeridade”.

De acordo com a IN 14-10, item 5 do Módulo 2, são normas de vestimentas:

5.1. “É vedado o uso de trajes como calções de qualquer tipo, bermudas, shorts, camisetas masculinas sem manga, vestuário de comprimento curto ou que exponha a região abdominal, calças rasgadas ou colantes (de lycra, cotton lycra ou similares) e calçados como sandálias para os homens e chinelos em geral, por serem incompatíveis com a austeridade própria do ambiente de trabalho.

5.1.1. Deve ser admitida a utilização de trajes sumários e calçados abertos aos indígenas e aos hipossuficientes, observando-se sempre, nessa matéria, o respeito a costumes locais.

5.2. Aos dirigentes, servidores e seus dependentes que necessitarem visitar o serviço médico para consulta ou perícia médica e estiverem portando gesso nos membros inferiores do corpo é autorizado o uso de bermuda e/ou chinelos."  

AN 

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região    


3057 visualizações

Veja também