Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

18/12/2024 09:40 - INSTITUCIONAL

Casamento coletivo na cidade histórica de Alcântara/MA foi destaque no mutirão do projeto “Viva Alcântara”

A fotografia mostra um evento de

Crédito: Ribamar Pinheiro/TJMA

Durante a realização do mutirão do Projeto “Viva Alcântara”, no dia 29 de novembro, na cidade histórica de Alcântara, no Maranhão, a Justiça Federal da 1ª Região apoiou o Poder Judiciário do estado na realização de um casamento comunitário que oficializou a união de 93 casais.

A celebração fechou o segundo dia do evento, realizado entre os dias 28 e 30 de novembro, com muita alegria e emoção de todos os envolvidos. O desembargador federal Carlos Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), participou da solenidade.

Os casais, oriundos de diversos povoados locais e da população do município, participaram da cerimônia preparada pela Comarca de Alcântara na Praça da Matriz, que integra o conjunto arquitetônico da cidade histórica, tombado desde 1948.

A ação contou, ainda, com o apoio da Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial (Cogex), do Governo do estado e da Prefeitura de Alcântara.

Cidadania, amor e respeito

Responsável pela organização do casamento, o juiz de direito Rodrigo Otávio Terças, titular da Comarca de Alcântara, falou da importância da celebração para o município, ressaltou o significado do matrimônio e reforçou a mensagem de amor e de respeito no convívio a dois.

“Este é um momento único na vida de cada um de vocês. Estamos, aqui, garantindo a cidadania, a segurança jurídica da relação e, também, a concretização de um sonho, que é o matrimônio. Digo a vocês, amem-se todos os dias, mas, acima de tudo, respeitem-se, especialmente os homens. Cuidem de suas esposas, elas são suas princesas, merecem atenção, carinho e todo o respeito por parte de vocês”, aconselhou o magistrado.

Dentre os casamentos celebrados está o do casal com mais idade, o senhor Jaime Bispo (68) e a senhora Maria Helena (80), do povoado Manival. Para eles, o “sim” oficial veio depois de 48 anos de convivência, em um momento marcado por muita emoção, especialmente do noivo, que chorou durante a celebração do seu casamento.

Juntos, o casal construiu uma sólida família, que hoje é formada por três filhos e cinco netos. "Estamos juntos há muito tempo, e eu sempre tive vontade de me casar, até que ela também decidiu, então eu me senti feliz quando ela me deu a resposta. Estou cheio de felicidade, porque a oportunidade agiu em nosso favor", disse o senhor Jaime Bispo.


Celebração da união do casal com mais idade, o senhor Jaime Bispo (68) e a senhora Maria Helena (80), no casamento coletivo realizado pelo projeto “Viva Alcântara”

A celebração contou também com a presença da imperatriz da Corte Imperial do Divino Espírito Santo, a jovem Isabelly Christiny Diniz Martins. A imperatriz é uma espécie de rainha e constitui a figura mais importante na hierarquia do festejo do Divino Espírito Santo, a mais importante festa religiosa da cidade, realizada durante 12 dias, no mês de maio.


Participaram da solenidade o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) José Nilo Ribeiro; o prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo; o primeiro-secretário da Câmara de Vereadores, Nilson Pereira, e a cartorária do Ofício Único de Alcântara, Taynara Araújo. As celebrações foram realizadas pelas juízas Tereza Nina e Bruna Athayde, além de os juízes Rodrigo Terças e Rodrigo Nina.


Sobre o Projeto Viva Alcântara

O mutirão do projeto “Viva Alcântara” envolveu uma estratégia de atuação multidisciplinar em cinco eixos de trabalho: Conciliação em Regularização Fundiária, Conciliação Previdenciária, Serviços Federais Essenciais, Eixos Complementares (Coordenação do Governo do Estado do Maranhão e Justiça Estadual) e Tecnologia e Futuro (Instituto Federal do Maranhão).

Confira a atuação da Justiça Federal da 1ª Região no mutirão:

RF, com informações do TJMA

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


94 visualizações

Veja também